"Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer; de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento" (1 Coríntios 3:6-7).
Precisamos não só acreditar, como também viver as palavras que Paulo escreveu em sua primeira carta aos coríntios. O contexto daquela época tem muita coisa em comum com aquilo que estamos vivendo hoje. A igreja estava dividida. Cada um tomava partido por algum mestre. Uns diziam que eram de Apolo, outros de Paulo (1 Co 3.4), mas esqueciam-se daquele que verdadeiramente opera o milagre da salvação.
Com muita sabedoria de Deus, Paulo retoma o foco: é Deus quem dá o crescimento. Não há espaço para disputar quem merece mais crédito. Os dois são servos, cada um com sua função. Paulo havia plantando, iniciando o trabalho naquele lugar; enquanto Apolo deu continuidade, regando. Cada um dando sua contribuição, buscam propagar o Reino, estão num mesmo propósito:
"O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho" (1 Coríntios 3:8).
Esse é o papel da Igreja: buscar o Reino de Deus, propagando-o. Dessa forma, só há crescimento quando:
- Primeiro, reconhecemos que se Deus não atrair as pessoas a Ele, regenerá-las e santificá-las, estaremos fazendo a "obra de Deus" sem Ele, pois estamos fazendo na força do nosso braço, sem depender do Espírito Santo.
- Depois, devolvemos toda glória a Ele, como Paulo fez. Nos colocando apenas como instrumentos de Deus, bem como não esperando reconhecimento de homens. O próprio Deus recompensará como Paulo disse.
- Por último, entendendo que cada um tem sua tarefa específica no "Corpo de Cristo", mas o objetivo é o mesmo: glorificar a Deus através do crescimento do Seu Reino tanto em quantidade quanto em qualidade.
Que este verdadeiramente seja nosso alvo como Igreja:
"Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo" (Efésios 4:15).
Oremos pela unidade do Corpo de Cristo, para que possamos crescer conforme Sua vontade!
Daniely Silva Duarte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário