quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O que significa tomar a Cruz e seguir a Cristo?

 A vida não é um mar de rosas e, uma sugestão para aquelas pessoas que buscam algo mais fácil, que não exija tantos sacrifícios, é melhor saírem do caminho do evangelho de Cristo. Quando uma igreja tira a cruz do caminhar cristão ela também esta tirando o céu do seu destino. Pois o Novo Testamento só reconhece um Messias, aquele que morreu crucificado. Entretanto, o mundo tem muitas facilidades, muitos atalhos, muitas formas de minimizar os sofrimentos desta vida que nada tem a ver com o evangelho do Reino de Deus. O problema é que quando estamos no aperto, todos somos tentados a ir pelo caminho mais fácil, a fazer aquilo que a maioria esta fazendo. O sofrimento tem a capacidade de revelar coisas feias que estão no nosso íntimo, desejos profundos que preferíamos esconder. Para vencermos as facilidades do mundo, precisamos olhar com fé para as atitudes de Jesus, e nos identificarmos com Ele, tomando a cada dia a nossa cruz. Diante da cruz, Jesus não escolheu o caminho mais fácil, Ele se sacrificou para fazer a Vontade do Pai. Ele se sacrificou pela nossa salvação.

REFLITA SOBRE AS IMPLICAÇÕES DE SEGUIR AS 3 SUGESTÕES ABAIXO:
1) Deixa a vida me levar, vida leva eu;
2) Pra onde o vento soprar, eu vou;
3) A voz do povo é a voz de Deus.

O QUE SIGNIFICA TOMAR A CRUZ E SEGUIR OS PASSOS DE CRISTO?

A – TOMAR A CRUZ É IDENTIFICAR-SE COM CRISTO (Marcos 8:34)
Seguir a Cristo não é ser levado pela maré, onde uma força externa nos impulsiona para onde não queremos ir. Um caminho traçado somente por aqueles que desejam seguir a Cristo de todo coração, os demais ficarão, no máximo, com as formas externas da religião. Pode ser um costume herdado pela família, uma obrigação ou até mesmo uma oportunidade de ganhar vantagens. Porém, somente a pessoa que escolheu seguir a Jesus, tem motivação para nadar contra a maré.
B – TOMAR A CRUZ É ABRIR MÃO DE DIRIGIR SUA PRÓPRIA VIDA (Marcos 8:35-37)
A medida que vamos nos entendendo por gente, nós começamos a projetar sonhos, desejos e alimentamos esperanças quanto a relacionamentos afetivos, profissão, bens materiais, etc. Ao nos entregarmos a Cristo, somos chamados para um "sacrifício vivo". Colocar sobre o altar de Deus todos estes sonhos, desejos e esperanças, para que Ele purifique, elimine ou transforme. Por isso, somente uma pessoa que de fato, confia em Deus, segue a Cristo de coração. Pois sabe, que Deus tem uma vontade boa, perfeita e agradável. Com alegria abre mão de seus sonhos para viver os sonhos de Deus, aqueles que jamais vão morrer.

C- TOMAR A CRUZ É ESCOLHER AGRADAR AO PAI. ( Mateus 26:39; Isaías 53; Hebreus 11:24-26)
Quando Jesus retornou para Jerusalém, Ele escolheu voluntariamente o caminho do sofrimento. Todos já sabiam que os sacerdotes judeus e príncipes da sinagoga tinham formado conselho para apanha-lo e prende-lo, e mesmo assim, Ele resolutamente partiu em direção a sua Missão. A cruz não é uma questão de quem não tem escolhas e que heroicamente enfrenta seus problemas. Também não é para aqueles que fogem quando o sofrimento aparece. Muito menos, para aqueles que desviam-se por atalhos que nada tem a ver com o Reino de Deus. A cruz é para aqueles que, como Cristo, se for para agradar ao Pai, escolhem o cálice do sofrimento.

D – TOMAR A CRUZ É ASSUMIR A MISSÃO DE JESUS (Mateus 28:16-20; Atos 1:8; João 16:33)
Cristo é descrito como Servo Sofredor e nós com seus discípulos. Evidentemente, não somos chamados para gostar de sofrer. Na realidade, o nosso chamado é para dar continuidade a missão de Jesus, ainda que também tenhamos que passar por sofrimentos. O sacrifício vicário pelos pecados, Ele já uma vez por todas na cruz, mas o sacrifício diário de consagrar nossas vidas para cumprir a missão de alcançar o mundo com o amor, o poder e a mensagem do Evangelho, foi entregue para nós, seus discípulos, sua Igreja. Sabemos que enquanto estivermos neste mundo, o sofrimento estará presente como um sinal de que ainda não chegamos em casa. Entretanto, o mais importante é cumprir a vontade de Deus, ainda que o caminho não seja o mais fácil. Muitas vezes teremos que enfrentar a multidão, remar contra a maré, ou ficar sozinhos. Mas, as promessas de Sua doce companhia e da virtude do Espírito são para aqueles que tomarem este caminho. Mais do que ninguém, Cristo é o único capaz de nos dar paz em meio as aflições e sofrimentos desta vida.

Lauberti Marcondes
Igreja O Brasil Para Cristo em Jd. Iguatemi
lauberti@ig.com.br

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com