Texto base: I João 1:5:10
5 Pilares da fé cristã que norteiam o relacionamento entre Deus e o ser humano.
1- Deus é Santo e cheio de Glória e nós apenas criaturas. Assim, como o céu esta elevado acima da terra, Deus habita numa Luz inacessível. Em sua Santidade, Deus ama o bem e odeia o mal. Em sua Onisciência, Deus conhece todas as coisas, não importa se elas estão no passado, no presente, no futuro ou no mais profundo da alma humana, a Luz de Deus pode penetrar. Por isso, antes de qualquer pessoa se aproximar d'Ele, algo precisa acontecer em sua vida, pois Deus não pode se aproximar, e nem olhar para o pecado.
2- É impossível para nós pecadores nos aproximarmos de Deus, sem que Ele queira. Além d'Ele ser um Espírito Eterno e Glorioso, que esta além da compreensão humana, Deus não tolera o pecado, Ele esta determinado a puni-lo onde quer que seja encontrado. Por isso, o homem pode enganar o seu semelhante ou até ser um mestre em sua religião, mas isso não significa que ele conheça o Deus Vivo. Ou Deus encontra o homem, ou ele esta perdido.
3- O sangue de Jesus purifica as pessoas que desejam viver em santidade. O sacrifício de Jesus liberou o perdão de Deus para aquele que crê e não uma licença para pecar. Os não-regenerados pelo Espírito Santo, não entendem isso, mas aqueles que verdadeiramente foram convertidos a Jesus, desejam e se esforçam para viver em santidade. Entretanto, eles têm consciência de sua imperfeição, por isso, dependem da Graça do Senhor para serem achados dignos de estar na presença de D'us, crendo no sangue de Jesus para purifica-los.
4- O ser humano é mestre na arte da falsidade e precisa de um novo coração. Além das pessoas que o cercam, muitas vezes, o homem engana a si próprio, convencendo-se de coisas que não é. Mas, ele nunca engana a Deus. O Eterno conhece nossos pensamentos antes de transformar-se em palavras. Para a comunhão com Deus, o homem precisa de uma transformação interior, ele precisa tornar-se sincero e humilde de espírito, só assim poderá confessar seus pecados ao Senhor e receber d'Ele o perdão e a purificação.
5- Somente podemos ter comunhão com Deus se concordamos com seus termos. Não faz sentido aprofundarmos uma amizade com alguém se não concordamos com suas idéias básicas. Uma vez que Deus declara que somente Ele é Santo e Perfeito e que nós somos pecadores, que mesmo convertidos, ainda manifestamos a presença do pecado, em nossas palavras, atos e pensamentos. Ou nós concordamos com esta verdade e, vivemos uma vida de arrependimento e fé, em comunhão com Deus na Luz, ou O desafiamos, declarando-O mentiroso, e apresentando nossas vidas como prova de que andar nas trevas é o melhor.
Referências: João 8:12; Ap 21:23; Isaias 59:1-2; Salmos 139; João 1:18; Romanos 6:1-2; 8:1; Jeremias 17:5-10
Perguntas para refletir:
a) O que significa dizer que Deus é Luz?
b) É possível alguém se aproximar da Santidade de Deus por conta própria?
c) Quais as principais características das pessoas que não andam na Luz de Deus?
d) O que significa andar em Santidade?
e) Será que às vezes, não caímos na tentação de falsificar nossa vida espiritual?
Oração da fé: Santíssimo Deus, em nome de Teu Filho Jesus eu me aproximo de Tua Presença. Tu conheces a minha estrutura e sabes que sou pó. Meu coração é enganoso, minha mente é limitada e meus desejos por santidade são débeis e frágeis. Diante de Ti eu confesso, somente o Senhor podes enviar o Teu Santo Espírito sobre o vale de ossos secos da minha vida, para que eu receba forças para levantar e seguir a Tua voz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário