A questão da educação infantil por parte de pais e professores é algo extremamente importante, por isso o artigo mereceu uma atenção especial. Espero que gostem e aproveitem.
Um grande abraço
Lauberti Marcondes
http://diaconia-integral.blogspot.com
As necessidades básicas das crianças e a importância de pais e educadores comprometidos com os princípios do Reino de Deus.
“Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de
Deus. E, tomando-as nos seus braços, as abençoou, pondo as mãos sobre elas.”
(Marcos 10:14-16)
A formação de um indivíduo integralmente desenvolvido, que possa contribuir com a sociedade como fruto do exercício de suas capacidades naturais e habilidades adquiridas ao longo do tempo, passam necessariamente pela responsabilidade de pais e educadores em seus primeiros anos de vida.
Segundo Carole G. Adams, em seu livro “A Idéia Cristã de Criança – Concepção e Implicações” – Publicado pela Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios, pais e professores cristãos prestarão contas a Deus de seus respectivos papéis:
“Os pais têm responsabilidades com suas crianças e prestarão contas comoComo pais e professores de educação infantil, precisamos aprender melhor a identificar as verdadeiras necessidades de nossas crianças e os meios de satisfazê-las. Jesus, o nosso Mestre por Excelência, estabeleceu que a primeira necessidade é a criança nascer no reino de Deus. Mas, segundo os relatos dos Evangelhos, Jesus priorizava tanto as necessidades espirituais como as necessidades físicas das pessoas com quem entrava em contato.
mordomos a Deus por elas. Os professores são aqueles que aceitam um papel
profissional de educar a progênie de uma comunidade sob a confiança dos pais.
Como pais e mestres cristãos, devemos definir nossos papéis de acordo com
princípios bíblicos e de acordo com nosso lugar e propósito em Sua história.”
No artigo que a AECEP (Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios) publicou em seu site extraído do livro Carole Adams, percebemos 8 necessidades básicas das crianças, que precisamos buscar em Deus e utilizar os recursos ao nosso redor, a melhor maneira de supri-las.
1. Significado: As crianças precisam ter um profundo senso de segurança, de serem amadas, valorizadas e importantes.
2. Confiança: Devem desenvolver confiança no caráter dos adultos que mais influenciam suas vidas.
3. Aceitação: As crianças devem adquirir um valor pessoal, baseado na aceitação de sua própria individualidade como presente de Deus. O tratamento da criança pelo adulto deve comunicar plenamente o seu valor e potencial.
4. Propósito: Se as crianças se virem como tendo um lugar na história e enxergarem os eventos de suas vidas à luz de um Deus providente, então poderão ter segurança em relação ao seu presente e futuro.
5. Trabalho: Precisam de atividades que sejam reais para elas; atividades significantes, intrigantes, não de atividades confusas e cujo objetivo é apenas o entretenimento. Precisam de enobrecimento ou ocupação de maneira que possam adquirir a visão do valor de sua vida e propósito.
6. Sabedoria: As crianças precisam de orientação sábia da parte dos adultos para ajudá-las a entender suas experiências e interpretar o seu mundo através de princípios.
7. Modelos de Autogoverno Cristão: As crianças necessitam de modelos de adultos autogovernados por Deus que aceitam a autoridade que é dele por virtude de sua maior experiência, conhecimento e sabedoria, e que representam o governo de Deus em suas vidas.
8. Modelos de Caráter Cristão: As crianças necessitam de modelos adultos que exemplifiquem as qualidades pessoais do caráter cristão vitorioso, que sejam produtivos e comprometidos, e que as inspire.
Agora, baseado exclusivamente em minha experiência pessoal, penso que pouquíssimas crianças da minha geração tiveram acesso a este modelo, até mesmo entre aqueles de berço cristão.Por isso, talvez tenhamos grandes dificuldades para passar esses princípios aos nossos filhos ou alunos, o que nos coloca na incômoda condição de investir mais neste tipo de aprendizado.
Penso também que a Igreja Cristã, com suas Escolas Bíblicas, Grupos ou Células, também podem beber dessa fonte e adaptar algumas de suas atividades para favorecer um modelo de desenvolvimento integral de nossas crianças. Elas não devem receber o incentivo de apenas ser “os futuros diáconos, líderes e pastores da igreja“, mas também podem ser os futuros médicos, engenheiros, professores e empresários desse País, ou seja, além de serem cidadãos de bem, pessoas que amam a Deus e contribuem com seu Reino com suas profissões.
É importante ressaltar, que os modelos seculares de educação também buscam suprir as necessidades básicas das crianças, de acordo com os conceitos pedagógicos e psicológicos mais aceitos. A Revista NOVA ESCOLA conversou com 12 especialistas e listou dez experiências a serem propostas diariamente para que as turmas de creche e pré-escola se desenvolvam. Quatro delas - brincar, linguagem oral, movimento e arte - são indicadas para as duas faixas etárias, porém com enfoques diferentes. O início do trabalho com identidade e autonomia foi ressaltado como fundamental com as classes de até 3 anos e orienta as atividades pedagógicas e de cuidados. Leitura e escrita ganham destaque com os maiores.
- Arte
- Linguagem e Escrita
- Movimento
- Brincadeira
- Identidade e autonomia
É interessante observar as respostas de dois especialistas à Revista Nova Escola
Sobre o que caracteriza o desenvolvimento de crianças em idade de creche, a psicóloga e psicopedagoga do Infans - Unidade de Atendimento ao Bebê, de São Paulo, Denise Argolo Estill, falou:
O que distingue os três primeiros anos de vida? Esse é o período sensório-motor, caracterizado pela inteligência prática. O mundo é algo a experimentar e conhecer por meio dos órgãos dos sentidos e das ações corporais.
Como a criança aprende? Presa à experiência imediata, ela necessita da presença dos objetos concretos. Seus esquemas de ação são olhar, agarrar, ouvir, alcançar com a boca ou sentir com a pele.
Quais os procedimentos para potencializar o desenvolvimento nessa faixa etária? A primeira coisa a fazer é incentivar o uso da ferramenta mais poderosa, que é o corpo. Por meio dele, a criança entra em contato com texturas, temperaturas e gostos. Outras ações são estimular a linguagem verbal - por meio de histórias e músicas - e a imitação, entendendo a necessidade de reproduzir gestos e falas e procurando valorizar a expressão individual de cada um.
Sobre o desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar, entre os 4 e 6 anos, o professor do Instituto de Psicologia da USP, Lino de Macedo, foi quem respondeu:
Como se caracteriza o pensamento da criança pré-escolar? Ele é principalmente substitutivo e imitativo. Substitutivo porque ela descobre que objetos, pessoas e ações podem ser trocados ou evocados por outros. Imitativo porque ela entra no universo da ficção: imagina e faz correspondências.
De que maneira o faz-de-conta desenvolve as linguagens? No faz-de-conta, a criança realiza um esforço de tradução. Ela não é velha, mas representa esse papel no jogo simbólico. Também não é um bicho, mas pode imitá-lo. Esse fingimento aumenta o repertório das diversas linguagens, como o desenho, a fala, a música e a dança.
Como aproveitar a capacidade de representação? A criança descobre simbolicamente a importância do adulto em sua vida e as diferenças entre ambos. Isso ocorre, por exemplo, quando ela faz de conta que é mãe e repreende o fi lho. Cabe ao professor, portanto, possibilitar que ela entenda essa assimetria e, ainda que intuitivamente, o valor do adulto.
Para finalizar este extenso artigo, menciono novamente o trabalho da PEPE-Network, onde minha amiga Adriana trabalha. Eles têm um projeto ousado que objetiva levar igrejas e organizações cristãs a apoiarem crianças na idade pré-escolar suprindo muitas das carências que elas experimentam nesta fase, ajudando-as a superar os obstáculos para se desenvolverem integralmente.
O PEPE teve seu início no ano de 1992, na cidade de São Paulo, na favela de Jardim Olinda. A Igreja Batista de Ferreira estava empreendendo plantar uma igreja no meio da comunidade e, fazendo visitações e pesquisas uma das moradoras disse:
"Nós precisamos de uma escolinha para nossas crianças aqui. Vocês são mais
uma igreja que fala muito e nada faz?"
Hoje, o PEPE é um programa internacional, são 140 unidades funcionando no Brasil e 70 em mais doze países, na América Latina ou África.
Para quem se interessar, de 12 a 16 de Janeiro em São Paulo, haverá um curso para a implantação de novos PEPEs com um custo bem acessível, apenas R$ 60,00.
Fontes consultadas:
AECEP: Fundada em 1997 em São Paulo, a partir de uma demanda de novas escolas cristãs que surgiam de várias localidades e necessitavam de apoio para o seu desenvolvimento. Hoje esta Associação conta com escolas e educadores de vários estados do Brasil. A AECEP oferece diversos cursos a distância (EAD-AECEP) para Afiliados ou funcionários de Escolas Associadas: www.aecep.org.br
Artigo: http://www.aecep.org.br/artigos/artigos_detalhes.asp?id=40
NOVA ESCOLA ON-LINE: Revista Eletrônica da Ed. Abril com vários artigos, diversas informações e sugestões, mais de 545 seqüências didáticas, planos de aula e projetos à disposição. Além de artigos exclusivos existem partes dos artigos publicados na Revista Nova Escola impressa.
Planos de Aula: http://revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/
O BLÁ BLÁ BLÁ DA EDUCAÇÃO (edição 218 – nov/2008)
As experiências que o professor usa sem saber direito o que significa
http://revistaescola.abril.com.br/ed_anteriores/0218.shtml
Educação Infantil: O que não pode faltar (edição 217 - out/2008)
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0217/aberto/nao-pode-faltar-394861.shtml
PEPE-Network: O Programa de Educação Pré-Escola, é um programa social, educacional, evangelístico e missionário, desenvolvido pelas igrejas evangélicas em apoio às crianças das comunidades de baixa renda ao redor do mundo. http://www.pepe-network.org/portugues/
Nenhum comentário:
Postar um comentário