quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DE PAIS E EDUCADORES

Olá gente!

A questão da educação infantil por parte de pais e professores é algo extremamente importante, por isso o artigo mereceu uma atenção especial. Espero que gostem e aproveitem.

Um grande abraço


Lauberti Marcondes
http://diaconia-integral.blogspot.com

As necessidades básicas das crianças e a importância de pais e educadores comprometidos com os princípios do Reino de Deus.

“Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de
Deus. E, tomando-as nos seus braços, as abençoou, pondo as mãos sobre elas.”
(Marcos 10:14-16)

A formação de um indivíduo integralmente desenvolvido, que possa contribuir com a sociedade como fruto do exercício de suas capacidades naturais e habilidades adquiridas ao longo do tempo, passam necessariamente pela responsabilidade de pais e educadores em seus primeiros anos de vida.

Segundo Carole G. Adams, em seu livro “A Idéia Cristã de Criança – Concepção e Implicações” – Publicado pela Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios, pais e professores cristãos prestarão contas a Deus de seus respectivos papéis:


“Os pais têm responsabilidades com suas crianças e prestarão contas como
mordomos a Deus por elas. Os professores são aqueles que aceitam um papel
profissional de educar a progênie de uma comunidade sob a confiança dos pais.
Como pais e mestres cristãos, devemos definir nossos papéis de acordo com
princípios bíblicos e de acordo com nosso lugar e propósito em Sua história
.”
Como pais e professores de educação infantil, precisamos aprender melhor a identificar as verdadeiras necessidades de nossas crianças e os meios de satisfazê-las. Jesus, o nosso Mestre por Excelência, estabeleceu que a primeira necessidade é a criança nascer no reino de Deus. Mas, segundo os relatos dos Evangelhos, Jesus priorizava tanto as necessidades espirituais como as necessidades físicas das pessoas com quem entrava em contato.

No artigo que a AECEP (Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios) publicou em seu site extraído do livro Carole Adams, percebemos 8 necessidades básicas das crianças, que precisamos buscar em Deus e utilizar os recursos ao nosso redor, a melhor maneira de supri-las.

1. Significado: As crianças precisam ter um profundo senso de segurança, de serem amadas, valorizadas e importantes.
2. Confiança: Devem desenvolver confiança no caráter dos adultos que mais influenciam suas vidas.
3. Aceitação: As crianças devem adquirir um valor pessoal, baseado na aceitação de sua própria individualidade como presente de Deus. O tratamento da criança pelo adulto deve comunicar plenamente o seu valor e potencial.
4. Propósito: Se as crianças se virem como tendo um lugar na história e enxergarem os eventos de suas vidas à luz de um Deus providente, então poderão ter segurança em relação ao seu presente e futuro.
5. Trabalho: Precisam de atividades que sejam reais para elas; atividades significantes, intrigantes, não de atividades confusas e cujo objetivo é apenas o entretenimento. Precisam de enobrecimento ou ocupação de maneira que possam adquirir a visão do valor de sua vida e propósito.
6. Sabedoria: As crianças precisam de orientação sábia da parte dos adultos para ajudá-las a entender suas experiências e interpretar o seu mundo através de princípios.
7. Modelos de Autogoverno Cristão: As crianças necessitam de modelos de adultos autogovernados por Deus que aceitam a autoridade que é dele por virtude de sua maior experiência, conhecimento e sabedoria, e que representam o governo de Deus em suas vidas.
8. Modelos de Caráter Cristão: As crianças necessitam de modelos adultos que exemplifiquem as qualidades pessoais do caráter cristão vitorioso, que sejam produtivos e comprometidos, e que as inspire.

Agora, baseado exclusivamente em minha experiência pessoal, penso que pouquíssimas crianças da minha geração tiveram acesso a este modelo, até mesmo entre aqueles de berço cristão.Por isso, talvez tenhamos grandes dificuldades para passar esses princípios aos nossos filhos ou alunos, o que nos coloca na incômoda condição de investir mais neste tipo de aprendizado.

Penso também que a Igreja Cristã, com suas Escolas Bíblicas, Grupos ou Células, também podem beber dessa fonte e adaptar algumas de suas atividades para favorecer um modelo de desenvolvimento integral de nossas crianças. Elas não devem receber o incentivo de apenas ser “os futuros diáconos, líderes e pastores da igreja“, mas também podem ser os futuros médicos, engenheiros, professores e empresários desse País, ou seja, além de serem cidadãos de bem, pessoas que amam a Deus e contribuem com seu Reino com suas profissões.

É importante ressaltar, que os modelos seculares de educação também buscam suprir as necessidades básicas das crianças, de acordo com os conceitos pedagógicos e psicológicos mais aceitos. A Revista NOVA ESCOLA conversou com 12 especialistas e listou dez experiências a serem propostas diariamente para que as turmas de creche e pré-escola se desenvolvam. Quatro delas - brincar, linguagem oral, movimento e arte - são indicadas para as duas faixas etárias, porém com enfoques diferentes. O início do trabalho com identidade e autonomia foi ressaltado como fundamental com as classes de até 3 anos e orienta as atividades pedagógicas e de cuidados. Leitura e escrita ganham destaque com os maiores.
  • Arte
  • Linguagem e Escrita
  • Movimento
  • Brincadeira
  • Identidade e autonomia

É interessante observar as respostas de dois especialistas à Revista Nova Escola

Sobre o que caracteriza o desenvolvimento de crianças em idade de creche, a psicóloga e psicopedagoga do Infans - Unidade de Atendimento ao Bebê, de São Paulo, Denise Argolo Estill, falou:

O que distingue os três primeiros anos de vida? Esse é o período sensório-motor, caracterizado pela inteligência prática. O mundo é algo a experimentar e conhecer por meio dos órgãos dos sentidos e das ações corporais.

Como a criança aprende? Presa à experiência imediata, ela necessita da presença dos objetos concretos. Seus esquemas de ação são olhar, agarrar, ouvir, alcançar com a boca ou sentir com a pele.

Quais os procedimentos para potencializar o desenvolvimento nessa faixa etária? A primeira coisa a fazer é incentivar o uso da ferramenta mais poderosa, que é o corpo. Por meio dele, a criança entra em contato com texturas, temperaturas e gostos. Outras ações são estimular a linguagem verbal - por meio de histórias e músicas - e a imitação, entendendo a necessidade de reproduzir gestos e falas e procurando valorizar a expressão individual de cada um.

Sobre o desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar, entre os 4 e 6 anos, o professor do Instituto de Psicologia da USP, Lino de Macedo, foi quem respondeu:

Como se caracteriza o pensamento da criança pré-escolar? Ele é principalmente substitutivo e imitativo. Substitutivo porque ela descobre que objetos, pessoas e ações podem ser trocados ou evocados por outros. Imitativo porque ela entra no universo da ficção: imagina e faz correspondências.

De que maneira o faz-de-conta desenvolve as linguagens? No faz-de-conta, a criança realiza um esforço de tradução. Ela não é velha, mas representa esse papel no jogo simbólico. Também não é um bicho, mas pode imitá-lo. Esse fingimento aumenta o repertório das diversas linguagens, como o desenho, a fala, a música e a dança.

Como aproveitar a capacidade de representação? A criança descobre simbolicamente a importância do adulto em sua vida e as diferenças entre ambos. Isso ocorre, por exemplo, quando ela faz de conta que é mãe e repreende o fi lho. Cabe ao professor, portanto, possibilitar que ela entenda essa assimetria e, ainda que intuitivamente, o valor do adulto.

Para finalizar este extenso artigo, menciono novamente o trabalho da PEPE-Network, onde minha amiga Adriana trabalha. Eles têm um projeto ousado que objetiva levar igrejas e organizações cristãs a apoiarem crianças na idade pré-escolar suprindo muitas das carências que elas experimentam nesta fase, ajudando-as a superar os obstáculos para se desenvolverem integralmente.

O PEPE teve seu início no ano de 1992, na cidade de São Paulo, na favela de Jardim Olinda. A Igreja Batista de Ferreira estava empreendendo plantar uma igreja no meio da comunidade e, fazendo visitações e pesquisas uma das moradoras disse:

"Nós precisamos de uma escolinha para nossas crianças aqui. Vocês são mais
uma igreja que fala muito e nada faz?"

Hoje, o PEPE é um programa internacional, são 140 unidades funcionando no Brasil e 70 em mais doze países, na América Latina ou África.

Para quem se interessar, de 12 a 16 de Janeiro em São Paulo, haverá um curso para a implantação de novos PEPEs com um custo bem acessível, apenas R$ 60,00.


Fontes consultadas:

AECEP: Fundada em 1997 em São Paulo, a partir de uma demanda de novas escolas cristãs que surgiam de várias localidades e necessitavam de apoio para o seu desenvolvimento. Hoje esta Associação conta com escolas e educadores de vários estados do Brasil. A AECEP oferece diversos cursos a distância (EAD-AECEP) para Afiliados ou funcionários de Escolas Associadas: www.aecep.org.br

Artigo: http://www.aecep.org.br/artigos/artigos_detalhes.asp?id=40

NOVA ESCOLA ON-LINE: Revista Eletrônica da Ed. Abril com vários artigos, diversas informações e sugestões, mais de 545 seqüências didáticas, planos de aula e projetos à disposição. Além de artigos exclusivos existem partes dos artigos publicados na Revista Nova Escola impressa.

Planos de Aula: http://revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/

O BLÁ BLÁ BLÁ DA EDUCAÇÃO (edição 218 – nov/2008)
As experiências que o professor usa sem saber direito o que significa
http://revistaescola.abril.com.br/ed_anteriores/0218.shtml

Educação Infantil: O que não pode faltar (edição 217 - out/2008)
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0217/aberto/nao-pode-faltar-394861.shtml

PEPE-Network: O Programa de Educação Pré-Escola, é um programa social, educacional, evangelístico e missionário, desenvolvido pelas igrejas evangélicas em apoio às crianças das comunidades de baixa renda ao redor do mundo. http://www.pepe-network.org/portugues/

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