sexta-feira, 16 de maio de 2008

I João 5:6-21 – QUEM TEM O FILHO TEM A VIDA


1. Texto Bíblico


6 Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 7 Porque três são os que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. 8 Porque três são os que dão testemunho na terra: o Espírito, e a água, e o sangue; e estes três concordam.

9 Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou. 10 Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê, mentiroso o faz, porque não crê no testemunho que Deus de seu Filho dá. 11 E o testemunho é este: Que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.

13 Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna. 14 E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15 e, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido. 16 Se alguém vir seu irmão cometer um pecado que não é para morte, pedirá, e Deus lhe dará a vida para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.

17 Toda injustiça é pecado; e há pecado que não é para a morte. 18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca. 19 Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno.

20 Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 21 Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.


O apóstolo João reserva para o final de sua epistola uma defesa apaixonada a respeito da suficiência de Jesus como doador da Vida Eterna. Nestes versículos ele afirma que tanto o céu como a terra são testemunhas desta verdade e que as conseqüências para os que crêem são eternas.

2. Reflexão Bíblica:

I João 5:6-12 – Quem tem o Filho de Deus tem a vida.

A – Quem é Jesus? (vers. de 6 a 12)

1) Jesus Cristo é Deus: Tanto Deus-Pai, como a Palavra Revelada, como o Espírito Santo dão testemunho de que Jesus é verdadeiramente o Deus-Filho que desde a eternidade vive no céu, cheio de Glória, Majestade e Poder.

2) Jesus Cristo é Homem: Tanto o seu batismo, como seu sangue vertido na cruz do Calvário, como o Espírito Santo, que o encheu e o capacitou, testemunham que Jesus Cristo é verdadeiramente Homem, que abriu mão de manifestar os sinais de sua Glória Eterna durante o tempo que viveu na terra. (Filipenses 2:5-9).

3) Nele esta a Vida Eterna: Deus, o Pai dá um testemunho maravilhoso de como colocou sobre seu Filho Jesus a graça da vida eterna, e de como esta vida é concedida a todos aqueles que têm a Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas. Por isso, podemos ter a certeza de possuir a vida eterna.


B – Bem-aventuranças de quem tem a Vida de Jesus: (vers. 13 a 16)

1) Certeza da vida eterna: uma das bênçãos adicionais recebidas pela fé
2) Acesso com confiança ao trono da graça: Deus tem prazer em ouvir seus filhos
3) Garantia da resposta de Deus: Ele concederá o melhor segundo a sua vontade boa, perfeita e agradável.
4) Participação no sacerdócio intercessório de Cristo: Ele não depende de nós para realizar a Sua Obra, mas nos concede a oportunidade de compartilhar as riquezas de seu ministério atual.

C – Sinais de quem tem a Vida de Jesus: (vers.17 a 21)

1) Poder para uma vida de Santificação: Vencer o pecado é coisa de quem é nascido de Deus e tem o poder da presença do Espírito Santo;
2) Autoridade Espiritual sobre as trevas: Se fomos resgatados das mãos do Diabo, ele não tem mais poder sobre as nossas vidas, agora somos nós que saqueamos o inferno.
3) Entendimento Espiritual da verdade: Entrar no universo do entendimento espiritual é algo além da capacidade natural, depende da ajuda de Deus. O mais inteligente ser humano que já viveu ou viverá sobre esta terra não pode discernir as coisas de Deus, mas Ele nos revela pelo seu Espírito.

3. Perguntas Práticas:

A) E pra você, quem é o Filho do Homem?
B) Você tem a certeza da vida eterna?
C) Quais os fundamentos da sua confiança? Baseado no que pensa assim?
D) O quanto você tem deixado Deus contente com as suas orações? (Provérbios 15:8 b)
E) Quanto você tem dedicado a uma vida de intercessão?
F) Em que áreas da sua vida a luta contra o pecado esta mais forte?
G) Você se sente preparado para entrar na Batalha Espiritual?
H) O que você aprendeu sobre Jesus nestes últimos meses?

Um comentário:

Neno disse...

Graça e Paz!

Amados amigos e irmãos em Cristo, podemos analisar a luz da escritura que João ao falar de Jesus o classifica como sendo Deus em Gloria e Majestade e mesmo assim, não se importou, e humilhado foi em forma de homem se entregando na cruz... E este é o motivo de nEle estar a vida eterna...

Por fazer parte desta família, temos acesso a Ele e suas benfeitorias são todas nossas em Cristo Jesus ...

O motivo de estar ligado a Ele, de sermos chamados filhos e ter uma herança eterna nos faz vencer o pecado, passar pelas situações adversas sem que sejamos desamparados e nos faz ter olhos espirituais pra enxergar um mundo habitado por seres espirituais sejam bons ou ruins, e nos capacita a derrotar o diabo, não por mérito pessoal mas pelo fato de estarmos ligado a Cristo...

A) E pra você, quem é o Filho do Homem?
Jesus

B) Você tem a certeza da vida eterna?
Esta é a minha esperança, nEle...

C) Quais os fundamentos da sua confiança? Baseado no que pensa assim?
Fé em sua Palavra

D) O quanto você tem deixado Deus contente com as suas orações? (Provérbios 15:8 b)
É... não saberia dizer ...

E) Quanto você tem dedicado a uma vida de intercessão?
Tenho que melhorar e muito

F) Em que áreas da sua vida a luta contra o pecado esta mais forte?
Não diria uma área especifica mas o conjunto é um entrave diário contra minha carne.

G) Você se sente preparado para entrar na Batalha Espiritual?
Eu diria que todos estão envolvidos nesta batalha, querendo ou não, alguns tem se colocado na linha de frente, outros ‘adormecidos’ tem deixado com que as coisas aconteçam.

H) O que você aprendeu sobre Jesus nestes últimos meses?
Que Ele é meu advogado, meu intercessor, Aquele que abriu mão se sua glória pra se relacionar comigo...

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com