segunda-feira, 16 de junho de 2008

COMO VENCER O SOFRIMENTO

Amigos (as) este estudo foi utilizado por diversos grupos familiares no Jd. Iguatemi e creio que aqueles que apenas o lerem atentamente, já poderão receber os seus benefícios. Porém eu sugiro, não pare somente neste ponto, você pode aplica-lo em sua vida e até ajudar outros.



Lauberti Marcondes





COMO VENCER O SOFRIMENTO:

Ninguém gosta de sofrer, pelo contrário, todos fazemos o possível para evitar qualquer tipo de dor. Para muitos a solução para o fim de todos os sofrimentos é a religião. Eles acreditam que as pessoas sofrem porque não tem fé em Deus. Como se a vida neste mundo pudesse ser transformada num paraíso sem doenças, adversidades, desilusão, magoas, dor, ódio, desentendimentos e mortes. Mas, como vencer o sofrimento quando as dificuldades nos deixam desanimados e não vemos mais saídas? Jesus ensinou aos seus discípulos, e nós vamos extrair quatro princípios deste ensinamento:

_____________________________________________________________________________________
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo”. ( João 16:33 )
_____________________________________________________________________________________

1) ILUMINE A MENTE COM A VERDADE - “NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES”

Reflexão:
a) Qual o tipo de sofrimento mais difícil de suportar?
b) Qual a lição mais valiosa que você aprendeu numa hora de dor?
c) Você já fez, sem querer, algo que causou o sofrimento de outras pessoas?


Princípios de conscientização espiritual:
a) Os principais valores do mundo são materialismo e poder;
b) As pessoas são muito egoístas e não se preocupam em buscar a vontade de Deus;
c) O Diabo e seus súditos agem ocultamente na vida das pessoas para gerar mais sofrimentos.

Textos Bíblicos:
Lucas 12:13-21; Tiago 4:1-4; Efésios 6:10-12; 2 Corintios 4:7-18

Lição:PRECISAMOS ENTENDER QUE NÃO PODEMOS EVITAR TODOS OS SOFRIMENTOS NESTE MUNDO, JESUS AFIRMOU QUE "TEREMOS AFLIÇÕES".

Oração:

"Senhor Deus, ajuda-me na hora em que a aflição chegar como uma grande tempestade, fica comigo e concede-me a tua luz".

2) FORTALEÇA O CORAÇÃO COM AMIZADES, LEMBRANÇAS E BOAS AÇÕES - “TENDE BOM ÂNIMO


Reflexão:
a) Como você se sente quando as coisas estão difíceis e não aparece uma luz?
b) Porque nestas horas, geralmente, sentimos que vamos perdendo as forças?
c) Quais são as pessoas ou situações que deixam você mais animado?


Princípios sobre o bom ânimo:
a) Valorize as coisas boas que existem em sua vida, não olhe só para os problemas;
b) Apegue-se as pessoas que te amam, não fique sozinho;
c) Ajude pessoas que passam por dificuldades maiores, você é útil.

Textos Bíblicos:
Hebreus 12:2-3; Eclesiastes 4:9-10; Provérbios 17:17; 2Corintios 8:1-5.

Lição: APROXIME-SE DAS COISAS E PESSOAS QUE TE ANIMAM, JESUS EXORTOU "TENDE BOM ÂNIMO".

Oração:
"Senhor Deus, ensina-me a valorizar as boas dádivas da vida e ajudar aqueles que são mais necessitados, fica comigo e concede-me a tua amizade".


3) ALIMENTE A ALMA COM A ESPERANÇA - “EU VENCI O MUNDO”


Reflexão:
a) Como você fica quando ouve que alguém venceu um grande problema?
b) O que você sente quando uma pessoa querida diz que te ama?
c) Qual a sua reação quando um amigo de posses lhe oferece ajuda?

Princípios sobre a esperança:
a) A maior história do mundo é a respeito de como Jesus venceu o pecado.
b) Jesus disse que fez tudo isso porque ama você.
c) Deus é bom para todos, mas especialmente para os que confiam em Jesus.

Textos Bíblicos:
João 15:13; Mateus 5:45; João 1:12-13; Romanos 15:4.

Lição: CONHEÇA MAIS A VIDA DE JESUS E VEJA COMO ELE SUPEROU AS DIFICULDADES. JESUS COMEMOROU "EU VENCI O MUNDO".

Oração:
Senhor Deus, mostra-me quem realmente é teu Filho Jesus e o que Ele pode fazer por mim, concede-me a tua força.


4) RENOVE O ESPÍRITO COM A FÉ - “EM MIM TENHAIS PAZ”

Reflexão:
a) Para você, o que significa ter paz?
b) É possível ter paz quando as coisas vão mal e as dificuldades aumentam?
c) O que é a paz que Deus lhe oferece?

Princípios sobre a Paz de Deus:
a) Ela é forte, pois resiste mesmo em meio às aflições deste mundo;
b) Ela é espiritual, pois habita naqueles que estiverem ligados em Jesus pela fé;
c) Ela é consoladora, pois traz a certeza de que Deus é nosso amigo e nos ajuda.

Textos Bíblicos:
Isaias 26:10; Romanos 5:1-2; João 14:27; Romanos 8:31-39.

Lição:BUSQUE A PAZ QUE DEUS OFERECE ATRAVES DA FÉ EM SEU FILHO JESUS: EM MIM TENHAIS PAZ

Oração:
Senhor Deus, dá-me fé para crer em teu Filho Jesus e a Ele entregar a minha vida.

CONCLUSÃO

A vida neste mundo não é perfeita e nunca será. Até mesmo as pessoas que alcançam o sucesso, logo percebem que suas vidas são verdadeiros castelos de areia. É impossível evitar todos os sofrimentos. Quando corremos em direção a Jesus, precisamos entender que Ele nos acolhe com amor, mas isso não significa que as dificuldades vão acabar. Jesus Cristo é poderoso para mudar qualquer situação e acabar com todo tipo de sofrimento, pois Ele venceu. Porém, Ele reservou a felicidade completa para quando estivermos no lar celestial. Enquanto estivermos neste mundo, até vamos experimentar muitos milagres e livramentos das mãos de Jesus, mas acima de tudo, Ele oferece sua amizade para todos que quiserem caminhar em sua companhia até chegar ao céu.
_____________________________________________________________________________________
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo”. ( João 16:33 )

_____________________________________________________________________________________

Um comentário:

Anônimo disse...

eu amei o site e muito educativo aprendi muito com ele. meu nome é naara tenho 11 anos e moro em ariquemes RO obg

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com