sexta-feira, 14 de novembro de 2008

14 de novembro: Dia Mundial do Diabetes

Diabetes é uma doença popularmente conhecida como acúmulo de açúcar (glicose) no sangue. Na maioria das vezes, ela é provocada por uma deficiência na produção ou na ação de um hormônio chamado insulina.

O diabetes pode ocorrer em qualquer pessoa, mas é mais comum em pessoas com histórico de diabetes na família (pais, avós e irmãos), bem como naqueles que apresentam um ou mais dos seguintes fatores de risco: vida sedentária, pressão alta, obesidade, gestantes com excesso de peso, colesterol ou triglicérides alterados.

Neste ano, o tema da Campanha do Dia Mundial de Combate ao Diabetes, promovida pela Sociedade Brasileira de Diabetes, é “Diabetes em crianças e adolescentes”, porque o estilo de vida e os hábitos alimentares de algumas crianças e adolescentes favorecem ao acometimento da doença. Portanto, quanto antes o diabetes for diagnosticado, maior será a chance de estabelecer seu controle. Para isso, é necessária a mudança nos hábitos de vida desde a infância e a juventude.

Tudo Azul no Dia Mundial no Brasil e no Mundo

A International Diabetes Federation lançou, em 2007, a idéia de iluminar de azul alguns monumentos de várias cidades espalhadas pelo mundo. Se alguém tinha dúvidas do sucesso da campanha, os números mostraram o contrário. A idéia mobilizou população, governos, entidades, empresas privadas e o sucesso foi absoluto. Em 2008, a meta de 500 locais com a luz azul já foi superada, pois são mais de 800 locais confirmados em vários países. É o mundo inteiro mobilizado para as atividades do Dia Mundial do Diabetes.

No Brasil já são mais de 100 monumentos confirmados, dentre eles, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a Ponte Hercílio Luz.

Arco de Entrada da Universidade Federal de Santa Maria (RS)
Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco - Recife (PE)
Associação Catarinense de Medicina - Florianópolis (SC)
Associação Comercial e Industrial de Joinville - Joinville (SC)
Associação dos Diabéticos de Itajaí e Navegantes - Itajaí (SC)
Associação Riograndense de Apoio ao Diabético - Porto Alegre (RS)
Auditório Padre Werner da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo (RS)
Casa do Adolescente - Itapeva (SP)
Catedral Angelo-Politana, Santo Ângelo (RS) - iluminada de 10 a 14 de novembro
Catedral Sant'ana - Itapeva (SP)

Estatísticas brasileiras

O Censo de Diabetes (1988) mostrou uma prevalência de 7.6% de pessoas com diabetes na população de 30 a 69 anos. Destes, cerca de 50% não sabem que têm diabetes. Apesar de polêmica, é possível construir uma matriz de cálculo que estima em quase 11 milhões de pessoas o total de portadores de diabetes no Brasil, considerando-se uma população de 184 milhões de habitantes (IBGE).

Segundo a campanha vinculada pela Sociedade Brasileira de Diabetes, a maior parte desconhece essa informação. http://www.diabetes.org.br/Colunistas/Debates/index.php?id=1699

Sinais e Sintomas

Pais e mães, professores e enfermeiras de colégio, médicos e qualquer pessoa envolvida em cuidados de crianças deve se familiarizar com os sinais de advertência e alertar à ameaça de diabetes. O desencadeamento de diabetes tipo 1 é geralmente repentino e pode incluir sintomas como:

Sede excessiva, Rápida perda de peso, Fome exagerada, Cansaço inexplicável, Muita vontade de urinar, Má cicatrização, Visão embaçada, Falta de interesse e de concentração, Vômitos e dores estomacais, freqüentemente diagnosticados como gripe.

Os mesmos sintomas podem também ocorrer em pessoas com diabetes tipo 2, mas geralmente são menos evidentes. Em crianças com diabetes tipo 2, podem ser moderados ou até mesmo ausentes. No caso do diabetes tipo 1, estes sintomas surgem de forma abrupta e às vezes podem demorar a ser identificados. Já no diabetes tipo 2, esses sintomas podem ser mais moderados ou até mesmo inexistentes.

Pais e mães, professores e enfermeiras de colégio, médicos e qualquer pessoa envolvida em cuidados de crianças deve se familiarizar com os sinais de advertência e alertar à ameaça de diabetes. Não se sabe ao certo por que as pessoas desenvolvem o diabetes tipo 1. Sabe-se que há casos em que algumas pessoas nascem com genes que as predispõem à doença, mas outras têm os mesmos genes e não têm diabetes. Outro dado é que, no geral, o diabetes tipo 1 é mais freqüente em pessoas com menos de 35 anos, mas vale lembrar que pode surgir em qualquer idade.

Atividades no Brasil

Haverá atividades para o público na UERJ, cerimônia no Maracanã, caminhada nas zonas Norte e Sul do Rio do Janeiro, Porto Alegre e Joinville, cerimônia ecumênica na capital paulista, campanhas de detecção em São Paulo, Itu, Curitiba, Novo Hamburgo, Niterói, Petrópolis; palestras educativas em Cubatão, São Paulo, Currais Novos são algumas das atividades preparadas para 2008 divulgadas na Agenda do site (www.diamundialdodiabetes.org.br). O hotsite está recebendo informação de todos os cantos do país.
Já são mais de 70 atividades já confirmadas para acontecerem por todo o país e o hotsite do Dia Mundial do Diabetes não pára de receber novas informações. Para saber a programação de cada região brasileira basta clicar nos links correspondentes no hotsite.

Algumas atividades no Mundo

Global Diabetes Walk (www.globaldiabeteswalk.net) – Promovida, desde 2004, pela World Diabetes Foundation, em 2007 teve a adesão de mais de 207.694 pessoas de 70 países, em sete continentes, que caminharam "juntas” pelo Dia Mundial. Para participar, basta formar o seu grupo e inscrevê-lo no site da caminhada mundial.

Uma Luz pelo Diabetes - Este ano, a IDF promove uma atividade virtual. Está disponível no site www.worlddiabetesday.org um banner com uma vela azul que pode ser acesa pelos usuários dos sites. Ou seja, os interessados em apoiar a campanha da IDF podem fazer o download deste banner e disponibilizar em seus espaços virtuais (sites institucionais, pessoais, blogs, etc).

Desert Dingo Team – Uma equipe de profissionais do Vale do Silício (EUA) vai usar o carro de corrida oficial do Dia Mundial do Diabetes, um Fusca 1969, na Baja 1000, em novembro. A equipe, chamada Desert Dingo Team, ainda promove uma carreata de solidariedade para levantar fundos para o programa programa Life for a Child, da IDF. Também estão trabalhando com a Federación Mexicana de Diabetes para distribuir materiais educativos durante a corrida.

Motociclismo no Oriente Médio – Nesta região, um entusiasta de motocicletas australiano, Youcef Cummings, está pilotando a moto do Dia Mundial da Diabetes em corridas de cross country (esporte em que os atletas participam de corrida em terreno aberto ou acidentado). Youcef também está promovendo uma carreata da solidariedade para levantar fundos para o programa Life for a Child, da IDF. Após chegar entre os 10 primeiros colocados na Corrida da Tunísia, em maio, Cummings se prepara para o Desafio no Deserto dos Emirados Árabes Unidos, em Dubai, entre os dias 24 a 31 de outubro.

Futebol na Itália – A Diabete Italia fez parceria com a Liga dos Campeões Italiana, do Inter Futebol Clube. O objetivo é organizar uma atividade em que as crianças vão desenhar o logotipo do Dia Mundial do Diabetes no campo de futebol, em partidas nos dias 10 e 16 de novembro. Os jogadores darão autógrafos em bolas e camisetas, que serão leiloadas.

Petição Para um Doodle - Um grupo de empreendedores sociais focados no diabetes está tentando convencer o Google a colocar um doodle no site de buscas no dia 14 de novembro, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes. Os doodles são imagens comemorativas usando a marca Google e aparecem no site quando há alguma data especial, com um link para resultados de busca relativos ao tema. Para chamar a atenção para a causa, foi criada uma petição online, que pode ser assinada em www.diabetesdoodle.com.

Eles esperam obter mais de 20 mil assinaturas até o fim de outubro. A iniciativa tem o apoio das seguintes entidades: Juvenile Diabetes Research Foundation, Diabetes Research Institute, dLife, My Diabetes Central, Diabetes Talkfest, Children With Diabetes, Six Until Me, Diabetes Power Show e Diabetes Mine.

Veja todas as atividades programadas no mundo no www.worlddiabetesday.org.

Mudando o estilo de vida

Ter uma vida mais saudável é o desafio de todos nós. A utilização inadequada dos recursos tecnológicos e os hábitos alimentares poucos saudáveis, são alguns dos fatores que geram maior incidência de doenças, queda na resistência física, obesidade, stress, ansiedade, etc. A Sociedade Brasileira de Diabetes da algumas dicas para quebrar este círculo vicioso.

Saiba mais acessando: http://www.diabetes.org.br/diabetes/mudestilo.php


Sociedade Brasileira de Diabetes

Sede: Rua Afonso Brás, 579, salas 72/74, Vila Nova Conceição, CEP: 04511-011 - São Paulo - SP, Telefax (11) 3846-0729. Redação: info@diabetes.org.br.

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com