quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Entenda um pouco mais seu temperamento.

Olá Gente!

Eu estava selecionando um artigo da Eliana para este post, quando me deparei com a profundidade de sua abordagem neste artigo sobre temperamentos. Eu já havia lido uns 3 livros do casal Tim e Bervery Layale, alguns artigos e outros estudos avulsos sobre o assunto, mas confesso que me surpreendi com a associação que ela fez entre a hierarquia das necessidades (Maslow??) e a dimensão humana dos temperamentos.

Na realidade, para mim a antropologia bíblica-psicológica mais interessante, foi desenvolvida por Larry Crabb na 2ª parte do livro "Como Compreender as pessoas". Portanto, eu tenho algumas reservas quanto a teoria dos temperamentos criada por Hipócrates e desenvolvida por outros estudiosos e conselheiros, mas também vejo nela uma excelente ferramenta para que possamos nos entendermos melhor e nos tornarmos tanto um pouco mais humildes, com a iluminação dos nossos principais defeitos, como um pouco mais úteis, com a iluminação das nossas principais virtudes.

Bem, eu já falei de mais, agora se delicie com o texto da Eliana, que por uma questão de espaço e de formatação não foi trazido na íntegra, mas é só seguir o link no final do texto que eu creio, você vai adorar os comentários e as tabelinhas dela.

Abraço, imagem de Deus

Lauberti Marcondes
http://diaconia-integral.blogspot.com


A qual necessidade você dá maior importância?

...

É interessante observar as características peculiares de cada ser humano. Seus pontos fortes e fracos, a tendência que cada um apresenta numa ou noutra situação e como cada um de nós reage em relação aos outros.Sofia é uma melancólica muito evoluída para a sua idade, o que revela uma boa educação. Heber é um típico fleumático, que como todo expectador da vida adora provocar e assim assistir de camarote as reações alheias.

Todos os temperamentos possuem os seus pontos fortes e fracos, e quanto mais você se conhece e trabalha no sentido potencializar suas forças e minimizar suas fraquezas, mais completo fica como ser humano, mais facilmente se relaciona com os outros e mais bem sucedido você pode ser.

Fico encafifada ao pensar que 400 anos AC Hipócrates concebeu o que é a base para qualquer estudo que envolva a análise dos temperamentos. Não pretendo discorrer aqui sobre a teoria dos temperamentos, pois há muita literatura especializada sobre o assunto, inclusive na Internet. Mas quero dar prosseguimento ao assunto da hierarquia das necessidades associadas às dimensões humanas, com algumas considerações em relação aos temperamentos.

...para continuar lendo acesse:
http://www.esags.edu.br/biblioteca/colunistas_elianagavioli20070305.html


SE ACHAR LEGAL, MULTIPLIQUE!!!

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com