sexta-feira, 13 de novembro de 2009

IPEA: 20 ANOS DE EVOLUÇÃO DA ÁREA SOCIAL NO BRASIL

Publicação do IPEA analisa 20 anos de evolução da área social no Brasil desde a promulgação da Constituição de 1988.


Os quatro volumes de Políticas Sociais: Acompanhamento e Análise avaliam 12 temas, como saúde, educação, assistência social, trabalho, cultura, direitos humanos e igualdade de gênero desde 1988.

 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta quinta-feira (12), em Brasília, sua publicação Políticas Sociais: Acompanhamento e Análise, composta por quatro volumes de reflexões sobre aspectos sociais no Brasil desde a Constituição de 1988. Os livros trazem análises sobre o desempenho do País em 12 áreas sociais, como previdência, saúde, seguridade, educação, segurança pública e desenvolvimento agrário.

 

O estudo reúne o trabalho de cerca de 80 técnicos do Instituto. Para o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea e coordenador da publicação, Jorge Abrahão de Castro, a Constituição de 1988, apesar de incompleta e tardia, é um marco, inclusive para a economia do País. "Não dá mais para os economistas desprezarem o papel dessa estrutura montada na área social, se pensarmos em uma economia que busca o desenvolvimento com inclusão e sustentabilidade ambiental", afirmou.

 

A evolução na política social, segundo Abrahão, não deve ser comemorada simplesmente por existir e sim por gerar resultados concretos para a população. Entre os avanços registrados estão o aumento no gasto público social e seu retorno para a economia, a ampliação da cobertura da previdência social e do ensino médio; a criação do Programa Bolsa Família e a melhora nos indicadores de desigualdade e de renda, após piora na década de 1990.

 

A participação social ainda é frágil e precisa avançar, assim como a cobertura urbana da previdência, a integralização dos serviços de saúde e a política de trabalho e renda, que, apesar dos esforços, ainda se concentra nos trabalhadores formais. Na área de desenvolvimento agrário, o estudo indica a necessidade de ampliar a distribuição de terra e aprofundar a cobertura da política social, que à exceção da Previdência, ainda é insuficiente.

 

Nas quase mil páginas dos quatro livros, os técnicos do Instituto avaliam em quais áreas houve avanços, quais tiveram mais dificuldades, e apontam lições aprendidas nesse período de 20 anos. "Para nós, é um documento histórico porque faz a reflexão da política social brasileira nos aspectos mais gerais de 1988 para cá", resumiu o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Jorge Abrahão.

 

A apresentação deste estudo com mapas, gráficos e indicadores sociais pode ser acessado e baixado diretamente pelo site do Ipea (http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/pdf/09_11_12_apresentacaoBPS.pdf )

 

Contudo, é importante informar, que além desta publicação recente, o Ipea tem uma vasta biblioteca especializada em economia, planejamento econômico e social e políticas governamentais, com um acervo composto por cerca de 60 mil obras, entre livros, teses e documentos, e quase 600 séries de periódicos, além de jornais e de CD-Roms contendo documentos e bases estatísticas, perfazendo mais de 97 mil exemplares de publicações.

 

As duas unidades da Biblioteca, em Brasília e no Rio de Janeiro, são abertas ao público, e seu acervo pode ser consultado mediante pesquisa on-line, sendo que algumas das pesquisas foram digitalizadas e estão disponíveis para serem baixadas gratuitamente no site do Instituto.

 

Fonte: http://www.ipea.gov.br

 

 

Abraços

Lauberti Marcondes
http://diaconia-integral.blogspot.com
Rede de Mobilização e Ação Social
 

2 comentários:

Pastoragente disse...

Graça e paz!
“Andando” por aí cheguei até o seu Blog e quero te parabenizar pela bênção que pude ver aqui.
Já estou te seguindo e será uma honra te receber no pastoragente.blogspot.com.
Se quiser segui-lo vai ser uma alegria pra mim.
No blog conto da forma mais realista e divertida possível as realidades, dúvidas e experiências de uma simples pastora como eu.
Fique na paz. Um abraço.

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

1. Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto DELE sobre ti!

Medite no Salmo 36.8,9

Nele, Pr Marcello

P.s> Visite: http://davarelohim.blogspot.com/

e veja a entrevista inédita com o Pr Geziel Gomes.

Vale a pena ler!

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com