quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Mobilização Evangelística na Igreja Local

 Olá Gente!!
 
No post anterior esta o resultado da Pesquisa sócio-religiosa realizada junto aos moradores do bairro. No entanto, esta foi mais uma etapa da ação evangelística que elaboramos para mobilizar os membros da comunidade em direção a uma maior participação no projeto de expansão do Reino de Deus (Mateus 28:16-20)

Vou resumir alguns aspectos desta ação evangelística, crendo que poderá motivar alguém interessado em desenvolver algo parecido.

Primeiramente, esta ação começou com um Desafio de Oração em favor da salvação de almas. Todos os membros da nossa igreja deveriam pegar um cartão e fazer uma lista de, no mínimo, 10 pessoas que gostariam de ver salvas, para que estivessem orando e trouxessem o cartão nos dias de culto, pois haveria um espaço especial para esta oração. Estivemos orando por cerca de 3 meses, mas esta se tornou uma ação contínua.

Depois convidamos alguns líderes, obreiros e pessoas interessadas para fazerem um Treinamento Prático de Evangelismo. Nestas oficinas mostramos as diversas áreas em que as pessoas poderiam atuar (apoio, Intercessão, visitas evangelísticas, pesquisas, etc). Encaminhamos alguns líderes para fazerem Cursos de Aprimoramento com a AMME Evangelizar (Novo Material de Apoio), Ministério Infantil Sem Fronteiras (Crianças) e Missão Servos (Alfabetizaçao através da Bíblia). Enfim, desafiamos os participantes a se envolverem mais com o evangelismo e elaboramos um cronograma com as próximas etapas.

 Dentro deste cronograma, uma semana antes da realização da pesquisa, os membros deveriam contatar seus parentes, vizinhos e amigos e oferecer uma Visita Pastoral. Ou seja, dizer que havia uma equipe de apoio na igreja que estava disponível para fazer visitas, orar pelos enfermos e necessitados, fazer aconselhamentos, etc e agenda-la. Nesta visita, após atender a necessidade das pessoas a equipe poderia fazer uma abordagem evangelística direta ou usar o material da pesquisa.
 
No sábado marcado para a realização da pesquisa, dividimos as pessoas em vários grupos, pois também tínhamos algumas visitas pré-agendadas que precisavam ser atendidas naquele dia.  Elaboramos uma Pesquisa Sócio-Religiosa com 12 questões, sendo 09 de multipla escolha e 3 de resposta espontânea. Das 32 pessoas que se interessaram em responder a pesquisa, 23 aceitaram fazer o estudo bíblico para conhecer mais a Jesus. O resultados podem ser visualizados em no post anterior.
 
Agora, o nosso desafio é conseguirmos que todas as 23 pessoas façam efetivamente o Estudo Bíblico no Evangelho de Joãoeste é o coração do nosso projeto. Elaboramos 7 estudos indutivos com perguntas simples baseadas no evangelho de João, em que a maioria das respostas são partes dos versículos bíblicos, para que as pessoas se familiarizem com a bíblia, e pela graça de Deus, venham a crer em Cristo como seu único e suficiente salvador, entregando sua vida para que Ele seja o Senhor.

Evidentemente, o evangelismo é um trabalho em que você vai agregando as pessoas aos poucos, pois a maioria tem medo de se envolver e se sente incapaz de ajudar. Mas se  fizermos um Trabalho de Mobilização, onde os membros percebam que existem diversos tipos de tarefa, desde algumas bem simples até outras mais complexas, eles vão se aproximar mais e perceber que também podem CONTRIBUIR. Com este pequeno envolvimento poderemos conhecer suas habilidades e capacita-los melhor.

Entendo que para um bom trabalho de Mobilização Evangelística, a liderança deve abordar cinco áreas com a igreja:

  1. oração: a igreja precisa efetivamente abrir espaço em suas reuniões para orar pela salvação de almas;

  2. círculo de amizades: a igreja precisa incentivar seus membros a perceber oportunidades de oferecer contatos com o evangelho fora do templo;

  3. capacitação: a igreja precisa incentivar seus membros para que aprimorem seus dons e os disponham a causa do evangelho;

  4. ação evangelistica: a igreja precisa incentivar seus membros a serem ganhadores de almas através de projetos evangelísticos, a saírem das quatro paredes.

  5. discipulado: a igreja precisa ser incentivada a assumir a paternidade espiritual dos novos convertidos, o evangelismos não termina com a decisão.

Bom, é isso. Queria deixar registrado aos amados irmãos que lutam pela causa de Cristo, que no sábado da pesquisa, passamos o dia inteiro na igreja, das 08:00 às 18:00 hs. Iniciamos bem cedo, com oração e devocional, depois tomamos um café e saimos. Voltamos para um delicioso almoço em comunhão, louvamos um pouco e saimos novamente. Evidentemente nem toda a equipe ficou nos dois períodos, mas todos se dedicaram bastante e louvaram a Deus pelos resultados. Espero que o relato da nossa experiência POSSA ser útil aqueles que estão interessados em levar a preciosa semente.

Este projeto é DEVEDOR de outras experiências e Organizações que faço questão de mencionar: Missão Cristo é a Resposta para o Mundo Atual, Cruzada Evangelística Nova Vida, Cruzada Evangelística Minha Esperança e Missão Servos.

Que em 2010 Deus levante muitos homens e mulheres comprometidos com o Reino

Ev. Lauberti Marcondes

Igreja O Brasil Para Cristo em Jd. Iguatemi.

http://diaconia-integral.blogspot.com


Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com