sábado, 12 de junho de 2010

ECOLOGIA NA BÍBLIA - Damy Ferreira

Olá Gente!
 
Neste interessantíssimo artigo, Damy Ferreira nos conduz através da palavra ecologia para dentro Bíblia. Afirma que o termo foi usado a primeira vez por Ernest Haeckel em 1968, que vem do grego oikos e significa "estudo da casa". Estou compartilhando minha resenha.
 
ECOLOGIA NA BÍBLIA - Damy Ferreira
 
Nosso planeta é a nossa casa. Segundo a Bíblia, é responsabilidade dos seres humanos, guardar e cuidar da Terra (Gênesis 2:15). Deus criou o primeiro ecossistema, dotou-o de todos os seus elementos, estabeleceu o homem no contexto com a incumbência de zelar dele. Deus estabeleceu regras e cobrou do homem a sua prestação de contas. Em nossa missão, somos mordomos da natureza de Deus. Ele fala que na Bíblia, percebe-se o controle de Deus sobre a natureza que criara, o cuidado de Deus para com os animais e o cuidado de Deus pelo solo e pela fertilidade.
 
Ele extrai seis lições ecológicas do Milagre da Multiplicação dos pães (João 6:1-3): a) organização na distribuição de alimentos; b) oração de gratidão; c) economia – uso racional dos recursos; d) evitar desperdício; e) combate da poluição, recolhendo as sobras de cerca de 15.000 pessoas; e f) coletores de lixo.
 
Quando chega a questão da ESPIRITUALIDADE, mostra como tudo esta conectado a Deus, e, portanto, há uma relação espiritual entre Deus, o ser humano e a natureza. Afirma que a Bíblia sempre relata a reação da natureza contra o homem por causa da sua desobediência, destaque para Amós 4:6,7,9-13.
 
O pecado do ser humano (espiritual) afetou a natureza também, por isso entende que a inimizade do Édem é desfeita em Jesus. Afirma que, enquanto não chegam os novos céus e a nova Terra, o ser humano precisa reconciliar-se com Deus para harmonizar-se com o meio ambiente (2Co 5:19). Neste contexto, as igrejas cristãs têm um papel importante, e mesmo através de ações simples podem fazer muita diferença.
 
Damy Ferreira, é bacharel em Direito, mestre em Artes Religiosas, doutor em Teologia e pastor da Igreja Batista Central de Osasco.
Ecologia na Bìblia é um artigo do livvro Missão Integral: Ecologia & Sociedade organizado por Paulo Brito e Solange Mazzoni-Viveiros, fruto do I Fórum Cristão sobre Missão Integral: Ecologia e Sociedade.
 
 

Um comentário:

JAIR M. MARTINS disse...

Texto legal para uma boa reflexão sobre a Ecologia. O pastor Damy Ferreira foi pastor da IB. Central de Osasco, atualmente pastoreada pelo pastor Valter Hernani.

Pr. Jair Martins

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com