terça-feira, 1 de março de 2011

Igrejas, Associações e o fortalecimento da democracia

Alexandre Fonseca e Daniela Frozi escreveram o artigo POBREZA, DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL: UMA QUESTÃO DE OPORTUNIDADES, onde tratam da participação da igreja evangélica brasileira, num cenário de pobreza, em que existem espaços democráticos.

Evidentemente existe capacidade de mudança e transformação social no interior do Cristianismo, entretanto, num modelo de piedade um pouco distante das propostas recorrentes no continente latino-americano, e principalmente no Brasil, haja vista, os 20 anos de intensa participação evangélica na política eleitoral brasileira.

A produção do capital social e o desenvolvimento de uma cultura cívica, que faria com que a democracia, de fato, funcionasse deve ser buscada intensamente. Neste cenario, as igrejas de forma geral, e as evangélicas, por sua capilaridade e penetração popular, representam um espaço de fortalecimento desse, ainda incipiente, associativismo brasileiro.

Para que esta proposta dos autores avançasse mais, uma visão de diaconia integral precisaria ser implantada.
Alexandre Fonseca é doutor em sociologia, membro da ONG Fale e da Comunidade Presbiteriana da Barra da Tijuca e Daniela Frozi é mestre em alimentos e nutrição, vice-presidente da ABUB e da Comunidade Presbiteriana da Barra da Tijuca


Livro. Missão Integral: Ecologia & Sociedade, W4 Editora – São Paulo, 2006.

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com