domingo, 22 de setembro de 2013

Hebreus 12:4-13: Se Deus nos tratar como filhos, seremos semelhantes a Jesus.

Hebreus 12:4-13

SE DEUS NOS TRATAR COMO FILHOS, SEREMOS SEMELHANTES A JESUS.

DEUS TRATA SEUS FILHOS COM AMOR.

Dizem que o amor de mãe é semelhante ao amor de Deus. A Bíblia fala que ainda que uma mãe abandonasse seu filho que tanto ama, Deus jamais esqueceria de seu povo. Hoje nós somos convidados a nos colocar, diante deste grande amor de Deus por seus filhos e receber o que Ele tem de melhor para nós.

Os hebreus não eram recém-convertidos, já haviam aprendido muito bem as doutrinas básicas do Evangelho. No entanto haviam permitido que a preguiça mental, a indolência física e, especialmente o esfriamento espiritual tomassem conta de suas vontades mais nobres. Por isso, o pregador os exorta a se livrar destas coisas, e de tudo que os impedia de avançar com perseverança na vida cristã autêntica, indo além das questões básicas da fé e ingressar na plenitude do poder do Espírito, na profundidade da Palavra de Cristo e na intimidade da comunhão do Pai.

Ele que já tinha falado que Jesus é o Autor e Consumador da fé, a grande referência, para onde nós devemos olhar, agora, chama a atenção de seus ouvintes para a forma como Deus, o Pai, trata seus filhos, a fim de que estes desfrutem ao máximo do que Ele planejou com amor para suas vidas.

Sendo um pai excelente e perfeito, Deus instrui seus filhos no caminho em que devem seguir, objetivando o seu crescimento e bem. Entretanto, quando estes filhos não seguem sua instrução, eles precisam ser corrigidos para que retomem o caminho correto. Este é o ensinamento do livro de Provérbios, ao mostrar que Deus deseja que seus filhos alcancem a Sabedoria, e que muitas vezes é necessário usar a correção e a disciplina amorosa para tanto.

Vivemos numa época em que se falar de disciplina e correção tornou-se um insulto e, por isso, estamos colhendo os frutos de uma sociedade que não tem mais limites. Desde criança as pessoas não respeitam, não se submetem, não reconhecem autoridade, não entendem que o amor requer limites, disciplina e muitas vezes, sacrifícios.

Em nossa caminhada espiritual, as vezes, estas atitudes se repetem O povo hebreu não queria aceitar que aquela situação a qual estavam vivendo, poderia ser fruto da disciplina de Deus sobre eles, e os exortava e renovar os ânimos e juntar todas as forças que tinham para se unir a Deus em seu propósito de torna-los parecidos com seu filho Jesus.

Esta exortação também se aplica a nós, principalmente, porque se trata da disciplina de Deus sobre os seus filhos, ou seja, a forma como Deus trata os seus filhos a fim de que sejam participantes de sua santidade, desfrutem da vida plena de Jesus, produzam frutos de justiça e vejam ao Senhor.

Algumas coisas importantes o pregador queria que os hebreus entendessem, principalmente que para vencer o pecado é preciso de unir a disciplina de Deus. Eis o caminho proposto:

É PRECISO ENTENDER SUA GRAVIDADE E USAR TODAS AS NOSSAS FORÇAS
4 na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido ate ao sangue
Não é uma luta qualquer, é a luta contra o pecado que nos afasta de Deus e já derrubou gigantes espirituais como Abraão, Sansão, Jonas, Davi, Pedro, e muitos outros. Precisamos entender que nada menos do que todas as nossas forças e a disposição de ir até o fim, serão suficientes para ficarmos de pé diante de Deus e permanecer na direção de sua vontade. O problema do pecado é que ele sempre apela aos nossos desejos mais íntimos e busca satisfação longe de Deus. O oposto de pecar não é a inércia, não é a neutralidade, não é ser aceta, não e ficar parado e quieto, é buscar nossa satisfação no Senhor. Ele é a nossa real e maior alegria.

É PRECISO NÃO MENOSPREZAR A DISCIPLINA DA CORREÇÃO
5 e estais esquecidos da exortação que discorre convosco como filhos: filho meu, não menospreze a correção que vem do Senhor; nem desmaies quando por ele és reprovado;
Muitas vezes somos traídos por nossas mentes e nos esquecemos de como Deus nos trata ao longo da nossa jornada, sempre com graça e misericórdia. Entretanto, esta graça também se manifesta como correção, portas fechadas, orações não respondidas, silêncio, etc. Neste sentido, ser reprovado por Deus significa que precisamos estudar mais e fazer a prova de novo, pois Ele deseja que sejamos aprovados.

6 porque o Senhor corrige a quem ama, e açoita a todo filho a quem recebe;
O amor de Deus é justo, e sua justiça amorosa. Apesar de abençoar bons e maus, Deus tem um tratamento especial para com seus filhos que tanto ama. Ele esta trabalhando para sermos transformados a imagem e semelhança de seu filho Jesus. Com este propósito em mente, em alguns momentos é necessário disciplinar os filhos com açoites, pois não estão dando atenção a outras formas de disciplina.

É PRECISO PERSEVERAR NA DISCIPLINA DA CONFIRMAÇÃO
7 é para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há a quem o pai não corrige?
A perseverança é uma marca que precisa acompanhar a todos os filhos de Deus, principalmente quando estamos sob a disciplina de Deus. É no momento que estamos debaixo da correção de Deus que demonstramos que de fato somos seus filhos, pois somente os filhos perseveram em fazer a vontade de Deus quando estão debaixo de sua correção de Pai. Eles sabem que Deus almeja o seu melhor e preferem morrer a se afastar de sua presença.

8 mas se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes logo sois bastardos, e não filhos.
Quando as pessoas preferem ficar no erro, no engano e no pecado, ao invés de serem corrigidas por Deus, estão numa posição muito perigosa, e não podem dizer que são filhos de Deus. Estas são atitudes de gente bastarda, que não é filho, que só esta ali ocupando espaço, como um joio, que se parece com o trigo, mas que não da seus frutos.

É PRECISO SUBMETER-SE A DISCIPLINA DA SANTIFICAÇÃO
9 além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam e os respeitávamos; não haveremos de estar muito maior submissão ao Pai dos espíritos e então viveremos?
É interessante a pedagogia divina, pois os elementos naturais sempre podem ser aproveitados para nos ensinar lições espirituais. Jesus usou muito este processo nas parábolas e outros ensinos, Ele partia de situações conhecidas, coisas do dia a dia, elementos da agricultura, história do povo, entre outros para levar seus ouvintes ao nível espiritual. A disciplina de um pai ao filho que ama é um apelo natural para nos submetermos a correção divina que nos conduz a vida verdadeira.

10 pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia, Deus porém nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade;
A disciplina dos pais, por maior boa vontade que tenham, é temporária e esta limitada ao seu próprio entendimento. Entretanto a disciplina divina vem fundamentada na sabedoria eterna e trabalha para que desfrutemos da qualidade da vida separada de Deus. Separada do pecado e separada para os propósitos eternos.

É PRECISO EXERCITAR-SE NA DISCIPLINA DA JUSTIÇA
11 toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria,  mas de tristeza; ao depois entretanto, produz fruto pacifico aos que tem sido por ela exercitados, fruto de justiça;
O período da disciplina é um período de tristeza. Esta tristeza é alimentada muitas vezes pela dor, pela perda, pelo sofrimento, pela injustiça, pela perseguição, pela enfermidade, pela solidão, pelo abandono, e por tantas outras coisas que podem ser usadas como instrumento de correção. É difícil alguém enxergar algum motivo de alegria numa destas situações. Entretanto, se é uma ação da disciplina de Deus, ela dará seus frutos. Ela cumprirá o seu propósito, ela trará justiça sobre a terra. Deus é luz, e nele não há trevas. Deus é justiça e suas ações são perfeitas, por isso Ele busca tornar a conduta de seus filhos a semelhança de Jesus. Jesus disse “Sede perfeitos como vosso Pai é perfeito.” Os filhos da luz precisam deixar o brilho da justiça de Cristo resplandecer em seus corações e vidas, de tal forma, que Deus, o Pai, seja glorificado em suas ações, sejam em tempo de bonança ou de tempestade.

É PRECISO RENOVAR AS FORÇAS E ENDIREITAR OS CAMINHOS
12 por isso restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos;
Diante da grandeza da luta e do impacto de suas consequências precisamos avançar. Se estamos nos sentindo fracos e desanimados precisamos nos levantar e buscar a renovação de nossas forças. É caso de vida ou morte, não podemos continuar prostrados e temos a responsabilidade de nos levantar, ninguém fará isso em nosso lugar. Ainda que algumas pessoas se prontifiquem a nos ajudar, ainda que a graça de Deus esteja a nossa disposição, nós somos responsáveis por tomar as atitudes que nos colocarão de pé, seja fisicamente, emocionalmente ou espiritualmente. Disse Jesus, “tende bom ânimo”.
13 e fazei caminhos retos para os vossos pés, para que não se extravie o que é manco, antes seja curado.
Da mesma forma, é nossa responsabilidade endireitar os caminhos que o Senhor nos ensinou que estavam tortuosos. Assim, além de corrigir a nossa própria vida, seremos luz para outros serem iluminados, serem curados e não caírem nos mesmos erros. Aquele que mentia...fale a verdade uns com os outros; aquele que furtava ... trabalhe para que tenha com que abençoar o necessitado, etc.

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com