segunda-feira, 27 de outubro de 2014

2014 Dilma Eleita: Começa a Campanha do Povo

26 de outubro de 2014: A presidente Dilma Vana Rousseff, venceu as eleições presidenciais da Republica Federativa do Brasil, com cerca de 54,5 milhões de votos e novamente estará a frente do cargo político mais importante da nação, que conta cerca de 200 milhões de brasileiros.

Esta eleição foi bastante acirrada com diversas viradas e muito lixo revirado. Estava tudo muito tranquilo para uma vitória tranquila de Dilma, com alguns apostando que poderia ocorrer até no primeiro turno. Quando uma fatalidade alcançou o candidato Eduardo Campos e colocou Marina Silva, a frente da chapa. A partir de então Marina cresceu tanto que, não apenas passou o 2º colocado, como por diversas semanas figurou nas pesquisas de intenção de votos como 1 ª colocada. 

Entretanto, ao começar os debates, e com as mudanças de estratégia dos principais partidos, que passaram a atacar e minar a candidatura de Marina Silva, ela não se sustentou e terminou o primeiro turno em 3º lugar, fora da disputa do segundo turno que aconteceu entre Aécio Neves e Dilma Rousseff.

Dilma estava muito a frente nas pesquisas, Aécio conseguiu tirar a diferença e reverter o cenário com o apoio dos eleitores de Marina Silva, mas no final da campanha, o discurso mais populistas e assistencialista da Campanha de Dilma, a militância mais aguerrida do PT e um sentimento de que Aécio Neves pudesse representar algum tipo de perda e retrocesso, prevaleceram sobre o discurso da ética, da competência e da mudança para melhor.

Na realidade, o segundo turno também foi muito disputado com vidraças quebrando em ambos os lados, sendo necessário do Superior Tribunal Eleitoral intervir com punições e orientação para que não houvesse mais ataques pessoas e que a campanha fosse mais propositiva. 

Bem, foi a votação mais parelha que já tivemos (51,63% x 48,36%), o que significa que Dilma terá bem menos apoio popular, algo que se refletiu também nas eleições para governo estadual, deputado federal, estadual e senado. Contudo, não se pode afirmar que a maior parte da população brasileira, seja daqueles que apoiaram Aécio, ou que apoiaram Dilma, terão uma participação mais efetiva e cidadã nos destinos da nação.

Sem o "clamor das ruas" de forma ordeira, consciente e pacífica, nossos políticos mantém o discurso, no máximo, nos seis primeiros meses de mandato. Ou seja, enquanto os políticos fazem seis meses da campanha para serem eleitos, o povo precisa manter sua campanha em favor de um Pais mais justo e mais digno permanentemente.

A Dilma acabou de ser reeleita e uma centena de políticos também. O povo não pode deixar eles pensarem que a democracia acabou para nós ao "depositar o voto na urna". E para isso, precisamos arregaçar as mangas, acompanhar mais de perto os políticos eleitos, não deixando eles pensarem que receberam carta branca para fazer o que quiserem. Participar dos conselhos municipais, integrar numa Ong, num partido, numa comunidade real ou virtual que defenda uma causa.

O nosso Pais precisa melhorar e muito, mas se esta desse jeito, não é somente culpa dos políticos, mas do povo, que deixa os politicos fazerem o que querem.

Então vamos começar nossa campanha por um Pais melhor

Lauberti Marcondes

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com