sexta-feira, 25 de abril de 2008

I João 4:12-21 - SINAIS DE DEUS NA ALMA

12 Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. 13 Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. 14 E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo. 15 Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.

16 E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. 17 Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. 18 No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.

19 Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. 20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 21 E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.


I - Revista: Lição 12 – A Base da Nossa Segurança

1- Deus está em nós
2- Deus tem amor por nós
3- Amamos os nossos irmãos

II – Reflexão: Sinais de Deus na alma humana

1 - Sinais externos: no comportamento (12-15)

A Espiritualidade Soberana de Deus sempre será um desafio para aqueles que desejam aprisioná-lo numa caixinha. Com temor e tremor devemos confessar que estamos falando de algo "maravilhoso demais" para a nossa compreensão e imperceptível para nossos sentidos. Contudo, João nos adverte de que existem sinais para podermos perceber quando o D'us Eterno, por sua livre graça, opera e miraculosamente habita na alma humana. a) Acima das diferenças e preferências a pessoa participa de uma comunidade de fiéis onde exercita o amor recíproco; b) a pessoa sente em sua alma uma sede por Deus e sua palavra, gerada pela presença do Espírito Santo de Deus; c) sua fé esta firmada em Jesus, sendo que se dispõe a testemunhar e confessar que Ele é o Messias, Filho de Deus e Salvador do Mundo.

2 – Sinais internos: mente, coração e vontade (16-18)

Quem, de fato, experimenta um processo de conversão espiritual, tem seus sentidos aguçados. a) Sua mente passa a entender um pouco do indescritível amor "ágape" de Deus. b) Seu coração passa a crer que este amor que foi oferecido de "tal maneira" ao mundo, se refere individualmente a ela. c) Sua confiança quanto a um bom futuro ao lado de Deus é renovada. d) Sua disposição em ser como Cristo neste mundo é fortalecida. e) Seu medo de viver é vencido pela percepção de que o amor de Deus em sua alma é indestrutível.


3 – Sinais nos relacionamentos: pessoal, social e espiritual (19-21)

Sem a percepção individual de que fomos resgatados por um Deus Santo e Justo, ainda que sejamos pecadores e limitados, é impossível corresponder às exigências do Evangelho. Esta experiência pessoal com Jesus, que nos perdoa e purifica de todo pecado é imprescindível ao cumprimento do Grande Mandamento. Somente teremos condições de amar a Deus, ao próximo e a nós mesmos, na medida em que tivermos uma experiência genuína com o Amor Redentivo de Deus e conseguirmos avaliar esta experiência a luz da Bíblia. Contudo, uma vez que isto se torne realidade, nos identificaremos com aqueles que passaram pela mesma experiência e estão na mesma jornada espiritual. Por isso, qualquer desentendimento insuperável com estas pessoas é visto como sinal de que nossa experiência espiritual pode ter sido uma fraude ou auto-engano.

2 comentários:

Neno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Neno disse...

Nesta semana que passou estava pensando um pouco a respeito de nossa vida com Deus, sabemos que Cristo nos atraiu de uma maneira muito doce e amavel.
Quem de nós poderiamos entender este amor, no qual Ele sem exitar se entrega por uma humanidade caida e longe de Deus?
Ao pensar nisto, fiquei tentando entender e até avaliar como as vezes nós reproduzimos algo que muitas vezes ouvimos mas pouco pensamos...
Você ja parou pra pensar que muitos de nós gostamos de bater no peito de dizer que somos humanos falhos e que Deus esta num processo de tratamento em nós?
Por outro lado isto, o fato de ser humano, é que me chamou a atenção...
Jesus disse em oração: - João 17:9 "É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus; (11) Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. (15) Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.(16) Eles não são do mundo, como também eu não sou.(25) Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste".
Note que Jesus ao orar diz, oro por eles (homens) e não pelo mundo ... sabe o que entendo aqui, é que não podemos abrir mão de nossa humanidade, mas sim da nossa mundanidade, muitas vezes queremos negar quem somos, humanos com sentimentos e esquecemos que Cristo nos resgatou homem e mulher, com sentimentos para expressar isto aos outros, mas que nossa vida mundana, esta deve ser banida de nós...
Quando o texto da lição diz que a base de nossa segurança deve estar nEle e que os sinais externos (comportamento), internos (mente, coração e vontade) e relacionamentos (pessoal, social e espiritual) estão amplamente andando juntos diz que nossa humanidade foi preservada por Deus para exercermos aquilo que Ele tanto quer em nós e de nós: - O AMOR.
E a unica coisa capaz de ferir estes principios é quando o que é mundano e que ainda esta em nós vem falar mais alto, então não conseguimos enxergar no nosso proximo a extensão do amor de Deus e então não somos um espelho para o mundo de modo a refletir este amor a todos, mas o contrario disto...
Amados cresçamos no amor uns com os outros, deixando de lado nossa velha maneira de viver, deixando os rudimentos do mundo (mundano) para viver uma vida que agrade a Deus ...
Abraços!!!


Valdemir

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com