segunda-feira, 23 de junho de 2008

24/06 - DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS

Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos

A Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) realiza no dia 24 de junho a campanha do Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos. Pela primeira vez no Brasil, a iniciativa criada pela ONG inglesa Help The Aged (Ajude o Idoso) tem o objetivo de orientar e conscientizar a população, o idoso e sua família sobre como prevenir quedas na Terceira Idade, seus riscos e conseqüências.

A campanha conta com a parceria de outras instituições, tais como Unidade de Referência da Saúde do Idoso do Ipiranga (URSI), Prefeitura Municipal de Pirapora do Bom Jesus/ SP, Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo, Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Metrô, SESC São Paulo, Centro de Referência do Idoso – Zona Leste, Centro de Referência do Idoso – Zona Norte, e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG-SP.


Segundo a pesquisadora e professora do Programa de Mestrado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo, Profa. Mônica Perracini, os acidentes são a quinta causa de morte entre os idosos e as quedas são responsáveis por dois terços destes eventos. De acordo com dados levantados pela pesquisadora com 1667 idosos, no Brasil cerca de 29% deles caem ao menos uma vez ao ano e 13% caem de forma recorrente. Mônica afirma que, apesar de ser freqüente após uma certa idade, sofrer uma queda não faz parte do processo natural do envelhecimento.

A professora aponta alguns fatores que ajudam a evitar quedas, entre eles realizar atividade física mantendo uma boa força muscular e equilíbrio corporal, ir ao oculista regularmente e se certificar que está enxergando o melhor possível. Além disso, aconselha a não usar medicações sem orientação médica, manter-se ativo, evitar comportamentos arriscados, como subir em banquinhos, e ficar atento aos perigos do ambiente em casa e na rua. E, acima de tudo, “se já tiver sofrido uma queda, procurar um profissional de saúde”, alerta a pesquisadora.

Prevenção de Quedas em Idosos é possível?O debate “Prevenção de Quedas em Idosos é possível?” abrirá a programação do evento, que será realizado no Auditório da Universidade, e contará com a presença de diversos especialistas da área, tais como Dr. Paulo Sergio Pellegrino, presidente do Conselho Estadual do Idoso; Dr. Sérgio Márcio Pacheco Paschoal, coordenador da Área Técnica de Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo e médico do Serviço de Geriatria da FMUSP, Dra. Marilia Louvison, coordenadora do Programa de Saúde do Idoso da Secretaria de Estadual de Saúde do Estado de São Paulo e Profa. Mônica Perracini, coordenadora do evento e do Programa de Mestrado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo.

SERVIÇO1º Dia Nacional de Prevenção de QuedasQuando: 24 de junho (terça-feira)Debate: "Prevenção de Quedas em Idosos é possível?"Local: Auditório da Universidade Cidade de São Paulo Rua Cesário Galeno 448, Tatuapé, São Paulo
Fone: (11) 2178-1212Localização: a 200 metros da estação de Metrô Carrão
Site:
http://www.unicid.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=1

Horário: das 14:00 as 18:00 hs sem a necessidade pré-inscrição
Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com