segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Diaconia News 002 e vagas de 08 a 14 setembro

Olá gente do bem.

Às vezes eu fico pensando onde toda essa injustiça vai parar. Estamos convivendo num mundo que se gaba de grandes descobertas cientificas e tecnológicas, mas que ainda não aprendeu a amar. Veja o meu caso, já faz muito tempo que eu tenho interesse em trabalhar com causas sociais e nunca coloquei em pratica este desejo, ainda que pequenas contribuições aqui e ali sempre existissem. Não sei em seu caso, mas eu ficava com medo que grandeza da situação me absorvesse tanto que não sobrasse mais tempo ou energia para mais nada. E eu? E meus sonhos? E meus projetos? Agora me vejo cada vez mais em contato com agentes de transformação social, pessoas que independentemente de valores, motivações e crenças tem se doado para mitigar a dor do próximo.

Como evangélico de longa data, não consigo deixar de relacionar isso com a proposta original do evangelho de Cristo, muitas vezes escondido atrás de uma cortina de fumaça que algumas pessoas mal intencionadas e outras ingenuamente enganadas promovem no meio. Na realidade, penso que a área social é uma das poucas questões geradoras de ações genuinamente ecumênicas ou supra-religiosas. Por isso, quero dedicar esta edição a todos aqueles que, abrindo mão de algo de seu próprio interesse, promoveram ou promovem o bem do próximo. Mesmo que você não tenha feito diferença para o mundo todo, fez para alguém.

Que Deus lhe abençoe.

Lauberti Marcondes

Ps.: Este informe e o arquivo com as vagas será encaminhado para minha lista de e-mails até terça (16/09)


Vagas de 08 a 14 de Setembro


Segue anexo, como de costume, um arquivo em word com vagas de emprego, estagio e trainee. São 374 paginas com todos os tipos de vagas, que demandam os mais variados perfis de experiência e escolaridade. Novamente reafirmo que não é possível encaminhar aberto e nem postar no Blog pelo tamanho do arquivo e que não formatei o texto para agilizar o encaminhamento. Espero que esta divulgação possa chegar àqueles que estão precisando. Mais uma vez agradeço ao Marcio da Missão Resgate pela contribuição.

Oportunidades de crescer

Senai - 5.741 vagas gratuitas para cursos técnicos. São vagas para todo o estado de São Paulo, sendo 1.989 na capital, 998 na região metropolitana e 2.754 no interior. Os cursos, que têm o objetivo de ensinar uma função em determinada área do setor industrial, possuem duração mínima de 1,6 mil horas, além de obrigar o aluno a fazer o estágio supervisionado.
O período de inscrição vai de 15 a 26 de setembro. Os interessados devem ir às unidades para se inscreverem, levando o RG original e o comprovante de conclusão do Ensino Médio. O preço da taxa é de R$ 32,50 e já inclui o manual do candidato. A avaliação para selecionar os novos alunos acontecerá no dia 19 de outubro e a prova terá 60 questões de múltipla escolha. Os aprovados iniciam os cursos a partir do primeiro semestre do ano que vem.
www.sp.senai.br

2º Fórum Internacional - Reflexões sobre consumismo na infância. De 23 a 25 de setembro em São Paulo, o Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, promove um debate sobre como a sociedade de consumo e as mídias de massa impactam a formação de crianças e adolescentes. Com a participação de acadêmicos e pesquisadores renomados de universidades e instituições brasileiras, o evento também receberá duas das maiores especialistas internacionais: a professora de Harvard e autora de Crianças do Consumo Susan Linn, e a coordenadora do International Clearinghouse, principal observatório das relações entre mídia e infância, Cecilia von Feilitzen.
http://www.forumcec.org.br/

Gente mão na massa recebe destaque

O Jornal da Vila Madalena “Guia da Vila”, publicou uma matéria interessante sobre o Morrão Futsal, um dos projetos da Associação Expedição Mochila – EM, uma ONG que trabalha oferecendo recreação e esportes para crianças em diversos lugares como esclareceu um de seus idealizadores, Ricardo Silva:

“A ONG tem duas pernas. Uma é o trabalho direto com as crianças e o outro é de treinamento em recreação, para os adultos que querem começar alguma coisa. Isso sem cobrar nada. O curso inclui o aprendizado em recreação e o aprendizado para ministrar para outras pessoas. Temos outro projeto na Bolívia, onde ajudamos as comunidades carentes a desenvolver este mesmo tipo de atividade de recreação e também no interior de São Paulo, em Campinas, Bauru e Jundiaí”.
http://www.guiadavila.com/materias.asp?materia=918

Entre outros, O jornal Tudo na Hora publicou matéria sobre a indicação do alagoano, Manoel Ferreira ao Prêmio Nobel da Paz de 2008. Deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro (PTB-RJ) Manoel Ferreira é conhecido por estar à frente de projetos de inclusão social para pessoas carentes, crianças e idosos no Brasil e em outros países como Bolívia, Rússia, Noruega e Ucrânia.

Natural da cidade de Arapiraca, ele sendo indicado ao prêmio por seus trabalhos humanitários com a população carente da Rússia. Este é o primeiro mandato do deputado, que integra a comissão de Direitos Humanos e Minorias na Câmara Federal. No último mês de agosto, Manoel Ferreira esteve em Arapiraca, de onde saiu acompanhado por autoridades para conhecer de perto o terreno com dois mil metros quadrados, que foi doado pelo município. O espaço será destinado para a construção de um centro de atenção social para crianças e adolescentes de Arapiraca. O centro social terá uma creche e uma escola, além de serviços profissionalizantes, para atender inicialmente 350 crianças e jovens até 18 anos. O projeto é mais uma iniciativa de Manoel Ferreira.
http://www.tudonahora.com.br/noticia.php?noticia=20439

Aconteceu

No sábado estive juntamente com meu amigo Paulinho no Usina 21 que aconteceu no Mackenzie. Logo na chegada conversei um pouco com Débora Fahur e depois com Tércio Freire, ambos da Rede Renas e da Associação Beneficente Vale da Benção, cumprimentei o vereador Carlos Alberto Junior, um dos idealizadores do evento e fui assistir a abertura. Foi muito legal, conseguiu reunir vários estilos de expressão artística e terminou com o depoimento da Márcia Suzuki. Ela trouxe uma reflexão muita séria e complexa sobre o infanticídio nas tribos indígenas. A Márcia e seu esposo Edson adotaram uma criança indígena, que foi condenada por sua tribo a morte (infanticídio) por questões culturais. Este assunto já mereceu cobertura até da mídia internacional e a revista do SESC-SP tem um excelente artigo, escrito por Marcelo Santos, que aprofunda um pouco esta problemática.
http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas_sesc/pb/artigo.cfm?Edicao_Id=276&breadcrumb=1&Artigo_ID=4340&IDCategoria=4948&reftype=1

Depois fui para a oficina “Participação da juventude nas causas sociais: fazendo o voluntariado”, ministrada pela assistente social Silvia Kivitz. Gostei muito da forma realista como a Silvia orientou os participantes a procurarem instituições que já executam ações sociais para se oferecerem como voluntários, antes de pensarem em organizar uma ONG. Apesar de ser a febre do momento em questões sociais, abrir e manter um ONG, além de ser um processo burocrático grande, requer mais compromissos do que normalmente pensamos. Ela sugeriu cursos do Centro do Voluntariado de São Paulo como um dos caminhos para se interar mais.
http://www.voluntariado.org.br/cursos_palestras/cursos.htm

Reflexão

Terminei de postar no Blog Diaconia Integral a série de 4 reflexões sobre a questão dos ressentimentos, algo que interfere muito em nossas vidas. Inclusive, numa mensagem encaminhada pelo Prof. André Bela com o mesmo assunto, tinha uma citação muito interessante de Willian Sheakespeare. “Guardar ressentimentos é tomar veneno e querer que a outra pessoa morra”. Na segunda parte de minha reflexão falo bastante do perdão e de como ele é geralmente mais profundo do que a maioria de nós pensa. Por fim, tem algumas dicas práticas. Disseram-me que esta ultima parte ficou um pouco parecida com um dos episódios da Super Nany, onde ela leva uma mulher separada a colocar pra fora todos sentimentos de raiva e ressentimentos encubados. Procurar na categoria Reflexão.
http://diaconia-integral.blogspot.com/

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com