quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Festa do Livro da USP de 12 a 14 de novembro

10ª Festa do Livro da USP corta preço de livros pela metade

A Feira do Livro da USP oferece livros de 120 editoras por, no mínimo, metade do preço encontrado nas livrarias. E não é queima de estoque encalhado, mas lançamentos e livros de catálogo.



Este é o décimo ano em que o evento é realizado, no prédio da Geografia e História, na USP. Criação de Plínio Martins Filho, diretor-presidente da Edusp, a editora da universidade, a Feira tem como público-alvo a população que gravita em torno da Cidade Universitária, estudantes e professores especialmente, mas é aberta a quem vier.

O número de editoras participantes tem aumentado a cada ano, embora o espaço permaneça o mesmo. Em conseqüência do aperto, em vários estandes cotovelos entram em choque na busca por ofertas. Os editores não pagam nada para expor, mas são obrigados a assinar um termo de compromisso de que venderão os livros com 50%, ou mais, de desconto em relação ao preço da livraria. “Se recebemos alguma reclamação de leitor, de que o desconto não é de 50%, no ano seguinte não convidamos a editora”, explica Martins.

Não há números sobre o volume de negócios nos três dias da feira. Mas Martins estima que em 2007 foram vendidos cerca de 100 mil livros. Entre as editoras campeãs de venda, a CosacNaify destaca-se facilmente. O acesso ao seu estande exige paciência – e os leitores saem carregados de lá. “A Cosac vende em três dias muito mais do que nos 10 dias da Bienal”, provoca Martins.
Promovida pela Câmara Brasileira do Livro, a Bienal cobra dos editores uma elevada taxa para montagem de estandes, não obriga os vendedores a oferecer qualquer tipo de desconto e anda cobra ingresso do público que a visita. “Nós somos uma espécie de antibienal. Aqui não se paga para expor nem para entrar”, diz Martins.

Qual é o segredo que permite a grandes, médias e pequenas editoras venderem livros de catálogo por 50% do preço? A venda direta ao consumidor, sem intermediários. O preço oferecido na Feira da USP é próximo ao valor que os editores recebem das empresas distribuidoras, que colocam os livros nas livrarias.

Grandes editoras, como Companhia das Letras, Record e Objetiva nunca se interessaram em participar da Feira da USP, embora parte de seus catálogos se enquadre no requisito do evento: livros com perfil acadêmico ou destinado ao público universitário. Já outras boas e conhecidas editoras integram a feira: além da CosacNaify, Editora 34, Paz e Terra, Boitempo, Conrad, Aeroplano, Ateliê, Nova Fronteira, além de várias que se especializaram no segmento de publicação de textos acadêmicos, como Perspectiva, Anablume, Alameda e Musa.

A lista completa das editoras participantes pode ser vista no site: http://www.edusp.com.br/eventos.asp

Outro segmento importante da Feira da USP são as editoras universitárias, propriamente, Edusp à frente, mas também UFRJ, UNB, UERJ, Unicamp, Unesp, entre outras. Em março deste ano, Plínio Martins organizou a primeira feira de livros exclusivamente de editoras universitárias e editoras públicas, como Imprensa Oficial. O evento voltará a ser realizado no primeiro semestre de 2009.

Um problema da Feira do Livro da USP, mas não exclusivo dela, é o furto. Vários livreiros destacam seguranças para vigiar o público. “Já tivemos algumas encrencas por causa disso, com pessoas flagradas”, conta Martins. O argumento de quem é pego roubando só poderia ser ouvido num ambiente universitário: “Eles alegam que é um roubo ideológico, já que a editora é rica”, conta. Um aviso: o argumento não cola.

Serviço – Feira do Livro da USP
De 12 a 14 de novembro
Das 9h às 21hFFLCH – Cidade Universitária
AV. Professor Lineu Preste, 338

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com