terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O difícil caminho das crianças no Brasil.

Olá gente!

Ontem estava lendo a matéria que o Mauricio Stycer, repórter especial do portal iG, publicou sobre algumas histórias de adoção na Vara da Infância e Juventudo de Santo Amaro, em São Paulo e fiquei pensando em como essa situação, do ponto de vista natural, se torna um grande impedimento para que essas crianças e adolescentes cheguem-se a Jesus.

Histórias de abandono, de violência, de abuso sexual, de exploração, de egoísmo e rejeição. O juiz Iasin Issa Ahmed diariamente toma decisões sobre destituição do poder familiar, disponibilidade de crianças para adoção, devolução de crianças por pessoas que haviam adotado, etc. Existe uma expectativa positiva de que haja uma melhora com a criação do cadastro nacional de adoção, mas por enquanto a situação é trágica e desanimadora. De um ladotemos cada vez mais crianças abandonadas e violentadas e do outro cada vez mais famílias desestruturadas. Veja o resultado disso nos abrigos:

"Cerca de 90% das crianças em abrigos não estão disponíveis para adoção. São crianças que ainda têm algum tipo de vínculo familiar, mas estão abrigadas porque foram vítimas de maus tratos, negligência ou, mais basicamente, porque seus parentes não possuem condições materiais de criá-las. Pobreza, em resumo. Os pais perderam a guarda, mas não foram destituídos, explica o juiz".

É extremamente importante observar que, pela Lei, a família tem até dois anos para retirar a criança dos abrigos, após os quais os pais perdem o poder pátrio. Segundo o juiz, o Estado tem um papel fundamental neste processo e deveria "abrigar a criança por três anos e ajudar a família neste perído". Neste ponto eu entendo que a Igreja de Cristo também pode participar mais ativamente, principalmento porque todos nós fomos adotados na família de Deus.

Uma das professoras do depto infantil de nossa igreja, trabalha num destes abrigos na zona norte de São Paulo. Além da própria direção ter solicitado uma ajuda quanto a atividades voltadas para o resgate da auto-estima e valorização da espiritualidade das crianças, entendo que há um espaço para o apoio as famílias, ação que poderia trazer resultados mais eficazes.

Por isso, apesar de representarem uma parcela muito pequena dos seguidores de Cristo neste pais, gostaria de destacar 5 projetos/organizações que atuam no segmento infanto-juvenil com a quais podemos aprender alguma coisa e apoia-las em suas ações.

Associação Educacional e Beneficente Vale da Benção.
http://www.valedabencao.org.br/

Em 1985 eles alugaram uma casa na Lapa, para receber crianças que perambulavam pelas ruas de São Paulo . De início serviam apenas o almoço, mas sentiram-se desafiados a irem além. Por isso alugaram outra casa para servir de hospedaria e assim começaram a efetivamente retirar as crianças das ruas. Atualmente o Vale da Benção atende cerca de 600 crianças e adolescentes em 5 Unidades, tendo assumido a missão de garantir os direitos básicos de crianças e adolescentes em situação de risco social, para que se tornem adultos preparados para a vida.

Os projetos são desenvolvidos para proporcionar às crianças, aos adolescentes e às suas famílias oportunidades de crescimento e superação dos traumas e agressões sofridos.


Visão Mundial.
http://www.visaomundial.org.br/visaomundial/

A Visão Mundial chegou ao Brasil em 1975 trazendo na bagagem o ideal de transformação e hoje está presente em cerca de 100 países. Priorizando o trabalho com os mais pobres, a Visão Mundial concentra suas ações no Nordeste brasileiro, em Tocantins, no Norte de Minas Gerais, no Amazonas e em grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Com o compromisso de promover a vida, a Visão Mundial investe em projetos sociais que enfatizam o desenvolvimento da criança. Através de programas de saúde preventiva, a Visão Mundial busca oferecer uma vida mais digna às crianças brasileiras.

Os programas da Visão Mundial, o que inclui o apadrinhamento, possibilitam o acesso das crianças e suas famílias a benefícios nas áreas de Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Testemunho Cristão, Promoção da Justiça, Ajuda Humanitária entre outros.

Ministério Jeame
http://jeame.org.br/

O trabalho do Ministério JEAME teve início em 16 de maio de 1981, com um grupo evangélico de trabalho dando assistência a crianças carentes das unidades Raposo Tavares da FEBEM - Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor na cidade de São Paulo, na época sob a liderança da Primeira igreja Batista em São Paulo. Há 25 anos servindo a comunidade, o Ministério Jeame se especializou em atuar junto a crianças e adolescentes internos das Instuições Públicas (FEBEM/CASA) bem como aos que estão em situação de risco pelas ruas de São Paulo e, através de suas ações, leva-los a conhecer Jesus.

Entendendo que a responsabilidade pela situação atual do problema de “crianças, adolescentes e jovens em situação de risco de droga-dependência e delinqüência” não ser só do governo, mas também da sociedade, estamos trabalhando há 25 anos para mudar este quadro, com resultados amplamente positivos (em média de 80% de reabilitação total dos casos atendidos no período de três anos). Por isso, durante esse período, o Jeame tem sido reconhecidos pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Civil do Estado de São Paulo, SEPAL (Serviço de Evangelismo da América Latina), CONSEG (Conselho de Segurança Pública, SP), DENARC (Delegacia de Narcóticos, SP), pelas autoridades de segurança (Presidente da FEBEM e Coronéis da Polícia) pelos altos índices de reabilitação inclusive em casos de criminalidade grave.


PEPE Network
http://www.pepe-network.org/portugues/

O Programa de Educação Pré-Escola (PEPE), é um programa social, educacional, evangelístico e missionário, desenvolvido pelas igrejas evangélicas em apoio às crianças das comunidades de baixa renda ao redor do mundo. O PEPE teve seu início no ano de 1992, na cidade de São Paulo, na favela de Jardim Olinda. A Igreja Batista de Ferreira estava empreendendo plantar uma igreja no meio da comunidade e, fazendo visitações e pesquisas uma das moradoras disse: "Nós precisamos de uma escolinha para nossas crianças aqui. Vocês são mais uma igreja que fala muito e nada faz?"

Hoje, o PEPE é um programa nacional e internacional que beneficia diariamente mais de 5.000 crianças menos favorecidas, com uma estimativa de 120.000 famílias sendo atingidas através da evangelização das igrejas que aplicam esta ferramenta para abençoar e cair na graça de comunidades menos favorecidas do Brasil, Paraguai, Peru, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Angola, Moçambique, São Tomé, Senegal, Guiné e Serra Leoa.

Rede Mãos Dadas
http://www.maosdadas.net/?pg=paginas&registro=5&util=1

Fonte de informação segura sobre o assunto no Brasil, a rede surgiu a partir da visita de um missionário ao País em 2000. John Collier, em nome da organização britânica Viva Network, visitou vários projetos sociais no Brasil e ouviu de muitos trabalhadores o desejo de estarem conectados por meio de uma publicação periódica. Collier idealizou a revista, concebeu uma proposta e saiu à procura de parceiros e colaboradores voluntários.

A partir disso, as colunas, o conteúdo e os colaboradores foram definidos pela equipe brasileira, que, inicialmente, pensava em traduzir artigos, revistas e similares.A primeira edição, em novembro daquele ano, contou com o apoio de cinco organizações. Hoje, já são mais de 30 organizações sociais evangélicas que apóiam financeiramente e se reúnem anualmente para avaliar e planejar a revista Mãos Dadas, formando uma verdadeira rede de apoio ao trabalho com a criança e o adolescente em situação de risco.

Mãos Dadas nasceu com a proposta de servir de “ponte” para um alvo maior: unir as organizações sociais cristãs em torno da luta pela criança e pelo adolescente em situação de risco. A direção de Deus fez com que a revista se tornasse mais que uma “ponte” - uma “casa de encontro” para troca de informações, ajuda mútua e entendimento.

A Rede Mãos Dadas promove no Brasil o "Mutirão Mundial a favor da criança e do adolescente em situação de Risco".

É isso ai gente, alguns se desanimam por acharem que os inimigos são Gigantes, outros sabem que eles são realmente grandes, mas, confiados em Deus, avançam para aquilo que foram chamados: deixar os pequeninos irem até Jesus.

Lauberti Marcondes
http://diaconia-integral.blogspot.com


Fonte: matéria do Maurício Stycer:
http://ultimosegundo.ig.com.br/mauricio_stycer/2008/12/08/uma+tarde+na+vara+de+infancia+historias+de+criancas+adotadas+recusadas+devolvidas+e+obtidas+ilegalmente+3148962.html

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com