segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Deus escreve certo por linhas tortas

DEUS ESCOLHEU AS COISAS LOUCAS PARA CONFUNDIR AS SABIAS


“Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.
Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos.
Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tomou Deus louca a sabedoria do mundo?
Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação.
Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria;
Mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios;
Mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.
Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento;
Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes;
E Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas,e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são;
A fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.

1 Coríntios 1. 18 – 29


Estava tentado achar um texto que pudesse ser o mais claro possível pra transmitir, ou melhor, trazer a discussão um assunto que pudesse de fato trazer luz as disparidades da fé. Porque do ponto de vista humano, há alguns momentos da vida de qualquer pessoa que ela fica a pensar sobre esta relação Deus-homem e homem-Deus.
Quero na verdade dissecar um assunto que é de total importância para nós, tendo visto que a fé é loucura para homens naturais, mas uma ação divinamente inspirada para conduzir o homem a um lugar talvez antes inalcançável.
Tendo a premissa que o mundo foi formado a partir de uma ordem expressa, que nela esta interagido a vontade do Ser Supremo, vejamos o que isto tem a ver conosco, meros humanos.
Num determinado momento do tempo, Deus estava recebendo de seus anjos à adoração devida, e ‘resolve’ trazer a tona, um projeto que iria ‘revolucionar’ a vida de todos, pois Ele estava pronto a implantar sua mais bela inspiração: A Criação.
Dentro desta visão que vamos chamar de eternidade, Deus que não esta preso a tempo e espaço, cria a terra e toda a estrutura pra então trazer a sua mais maravilhosa obra prima: - O homem. Mas que este plano pudesse ter ‘vida’ Ele contava com a ajuda de Deus Filho e Deus Espírito Santo, pois sabia que o projeto por si só, era complexo e dentro da própria história que se seguiria era de fundamental importância trazer pra este momento elementos que fossem contribuintes e formadores da sua mais bela arte.
Então, dentro do projeto HOMEM era preciso desenvolver alguns pontos que seriam de total junção dentro do tempo e espaço para interagir com a vontade soberana do Deus Pai. Sendo assim, o homem antes de ser criado, já foi alvo de um conjunto de medidas que viabilizariam sua permanência dentro deste mundo.
Por isso, Deus trouxe a existência a GRAÇA capaz de alcançar o homem e recuperá-lo de volta a Deus, com isto era necessário que a JUSTIÇA, o AMOR, a BONDADE, a MISERICORDIA estivessem jutos a partir dali.
- Façamos o homem a nossa imagem e semelhança. Era essa a ordem do dia.
E criou o homem...

Mas como visualizar, esta situação, visto que dentro da história contada o próprio Deus usava de certos instrumentos que pouco se conseguia entender. Pois, Ele mesmo interagia com o homem através de elementos poucos comuns, tendo em vista que Ele agia fora do contexto humano.
Pode parecer irônico ou maluco mesmo, o fato de Deus parecer desafiar o homem a reconstruir muros a partir de situações inusitadas. Por que por meio das vias ‘naturais’ do ponto de vista humano era impossível reagir aquilo.
Para que as coisas que até então por si só já parecem malucas, vamos apimentar tudo isto ao fato que dentro da filosofia humana ela por si só é vã e todo homem tem uma ideologia que usa mesmo sem saber discernir o que é certo e errado, ou que caminhos seguir para reconduzi-lo na esperança que no final da lida fez o que é correto diante dos homens e de Deus.
Pois do ponto de vista de Deus, a história humana já foi escrita, mas do ponto de vista humano ela tem a cada dia capítulos obscuros, que confrontam com sua regra de fé e pratica. Quando tudo parece seguir um alvo, ele se depara com uma situação nova e diante de novos desafios ele se vê reconduzido a tomar novos rumos.

Para que possamos entender de forma clara, mas sem compreender de maneira sensata, o que o texto de Paulo diz, só vem corroborar que um dito popular muito usado entre nós, cada vez tem mais significância: Deus escreve certo por linhas tortas.
É engraçado, mas realista saber que Deus coloca a sabedoria humana como um comparativo a nada, e seu raciocínio que as vezes parece ilógico ele conduz como que por um lindo poema.
Mas de fato, o que Deus ao longo da historia tem feito é mostrar ou melhor revelar ao homem que Ele por ser soberano e senhor de tudo é capaz de lidar com as incertezas do homem e fazer com que ele pense não de forma simplista, mas dentro de um contexto de que quem governa tudo e todos é muito mais do que capaz de reescrever a história tantas vezes for necessário pra que possamos saber que o Deus da historia é por si só Poderoso e suficientemente competente pra reeditar em minha e na sua vida um final que possa conduzirmos em sua direção.

Então como explicar o fato de Deus usar as coisas loucas do mundo para sacudir as ‘sãs’, talvez o que mais próximo se aproxima disto é quando Jesus fala que veio para aqueles que estão doentes, e por isso se aproximava de pessoas que viviam no submundo da história.
Não é de ficar admirado, com este entendimento que Deus usa?
Vejamos alguns casos de pessoas que Deus usa a história de vida para confundir, não só a si próprios, mas a todos que estão ligados a eles.
A Bíblia conta que Abraão já estava velho e Deus lhe fizera uma promessa, as areias da praia ou as estrelas do céu foi um comparativo que Deus fez para que ele soubesse que sua descendência seria grande. O pai de muitas nações, Abraão a principio viu em seu escudeiro esta possibilidade, depois a pressa o fez ter Ismael, mas nenhum deles era o filho da promessa. Mas num certo momento Deus olha pra Abraão e diz é agora, deu-lhe um filho e logo em seguida o pede em oferta.
Como é isso? Eu vejo Abraão indo com Isaque, eles deveriam estar em direção ao local do sacrifício, eles tinham tudo, menos o cordeiro, isto do ponto de vista de Isaque. Mas aquilo que era loucura, Abraão não ousou desobedecer e foi até as ultimas conseqüências e experimentou sobrenatural.
Por que não falar de Moisés, ele foi criado no palácio junto aos poderosos, e não foi capaz de libertar seu povo. Mas Deus o tira de lá, e o faz o libertador de Israel. Quando tudo parecia ser mais difícil, quando tudo estava jogando contra, mas com Deus é assim, Ele age na história sem se importar com meios, processos. Ele é Soberano.
Outro que na sua época, poucos davam atenção a ele foi Davi, mas que marcou a história de sua geração por que Deus resolve escolher alguém que pra todos era só um pastorzinho, o filho e irmão que era colocado de lado, mas foi ungido Rei sobre todos.
E por que não falar do próprio Paulo, que vivia junto aos fariseus, formado no melhor colégio da época, com cidadania romana, bem instruído, de repente Deus o tira desta situação e o faz de perseguidor a perseguido, só pra provar que Ele continua sendo o Deus que age desde o principio para que o homem saiba que a Sua vontade esta acima de tudo.
E hoje? As loucuras de Deus tem ti surpreendido? Deus tem dado provas que tema agido em meio as situações para que você e eu entenda de vez por todas que Ele é, era e sempre será.
Em meio a crises ao redor do mundo, eu em particular tenho experimentado isto, as fabricas estão fechando, o desemprego bate a porta de milhares de trabalhadores ao redor do mundo e Deus em meio a esta situação usa de misericórdia e amor para mostrar a mim que não sou nada sem Ele, pois o furacão esta ai pra tragar a todos e Ele usa um ímpio pra me abençoar com aumento de salário, mesmo sabendo que o mesmo por varias vezes tem se mostrado que o tempo não é de gastos, mas sim de cortes...
Me fale, como entender isto, é loucura para os homens, mas sabedoria que vem do alto. Deus esta mexendo em nossas estruturas, Ele esta querendo ensinar a cada passo, a cada instante que Ele faz da nossa história um momento de aprendizado e que talvez passemos a nossa vida inteira sem ter explicações plausíveis para seus feitos, mas que lá na Glória veremos nossos olhos abertos e contemplaremos que aquele que é fiel e nos fez a promessa, usou as nossas ideologias, filosofias e conjecturas como inúteis, para que pudéssemos nos curvar diante Dele, e saber que a Sua sabedoria é infinitamente melhor e maior diante dos embaraços da vida.



Um abraço,
Neno
08/12/08

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com