sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Prestação de contas à Comunidade

Ola gente!

O Espaço Internacional de Aprendizagem (Tearfund International Learning Zone) disponibiliza gratuitamente diversas informações práticas, que podem ajudar a produzir uma mudança positiva nas sociedade. Elas têm por objetivo incentivar e apoiar as igrejas locais para que façam justiça e transformem vidas.

A visão da Tearfund é ver milhões de pessoas livres da pobreza material e espiritual através de uma rede de igrejas locais. A partir desta visão, eles desenvolveram uma grande variedade de recursos para ajudar na mobilização da Igreja, os quais estão disponíveis no Espaço de Mobilização da Igreja para a Missão Integral.

"São recursos simples, práticos e com efeitos profundos, como tudo que tem a marca do Reino de Deus".

Lauberti Marcondes
http://diaconia-integral.blogspot.com/


Incentivando a prestação de contas da igreja local à comunidade

Revd Emmanuel Isaya

A maioria dos membros da comunidade do povoado de Mwamadilanha, na Tanzânia, costumava achar que a igreja não tinha sentido e era irresponsável nas suas relações com a comunidade. Muitos membros da igreja acreditavam que a missão da igreja era responsabilidade do evangelista e pastor. O crescimento da igreja, portanto, dependia do compromisso destes ministros da igreja escolhidos e treinados. Tudo isso mudou quando a Diocese de Shinyanga iniciou um processo de mobilização da comunidade em Mwamadilanha.

Processo de mobilização da igreja e da comunidade

Este processo usou estudos bíblicos para ajudar os membros da igreja a descobrirem que a igreja existe para fazer o bem de todas as formas possíveis na sua comunidade. Depois disso, os membros da igreja compreenderam que a igreja está aqui na Terra, para servir de sal e luz. Eles perceberam que a igreja precisa assumir a liderança, se quiser que haja transformação na comunidade.

A igreja de Mwamadilanha desenvolveu a seguinte visão: ver a igreja e a comunidade levando uma vida abundante, auto-suficiente e livre de problemas sociais, físicos, econômicos e espirituais. Esta visão deu aos membros da igreja a coragem para ir até a comunidade e compartilhar seu sonho para o futuro. Eles compartilharam a mensagem de que a comunidade e a igreja podem levar uma vida que agrade a Deus, se trabalharem juntas para lidar com seus problemas, usando recursos disponíveis na comunidade.

Depois de ouvir esta mensagem da igreja, a comunidade surpreendeu-se ao ver que a igreja tinha um plano para trabalhar com ela a fim de melhorar seu padrão de vida. A comunidade permitiu que a igreja facilitasse encontros participativos para que as pessoas compreendessem as causas fundamentais dos problemas locais assim como os recursos que poderiam ser usados para resolvê-los.

Impacto

A comunidade agora vê a igreja como os “olhos da comunidade”, guiando-a para fora das trevas que antes limitavam as pessoas, mantendo-as analfabetas, espiritualmente cegas e economicamente pobres. Joseph, um dos membros da comunidade, disse “Se esta igreja não tivesse vindo até nós com este processo, eu poderia estar morto agora de tanto beber. Mas, através da sua mensagem, compartilhada abertamente com todos nós, habitantes do povoado, aqui estou eu, em segurança.”

Desde que o processo de mobilização começou, a comunidade sente que tem liberdade de expressar suas preocupações à igreja. Isto dá à igreja a oportunidade de ajudar a comunidade a encontrar soluções para as necessidades locais. Da mesma forma, a igreja tornou-se transparente para a comunidade e, muitas vezes, encontra-se com ela para compartilhar sua visão e a forma como a está implementando.

O trabalho da igreja, agora, “pertence” muito mais aos membros da igreja do que antes, com a orientação dos líderes da igreja. Da mesma forma, as atividades de desenvolvimento da comunidade “pertencem” aos membros da comunidade, sob a supervisão dos seus comitês setoriais de desenvolvimento selecionados por eles.

A partir do momento em que a igreja inteira começou a prestar mais contas à comunidade, o trabalho do evangelista e pastor local tornou-se mais fácil e mais benéfico tanto para a igreja quanto para a comunidade. Os líderes da igreja também se tornaram mais ativos e responsáveis em seu trabalho. Se eles não agissem de forma responsável, a comunidade poderia vê-los como inadequados para o trabalho e poderia começar a exigir que fossem retirados da liderança!
A partir do momento em que o trabalho do evangelista e pastor se tornou mais gerenciável, eficaz e eficiente, os membros da igreja tornaram-se mais motivados para servir a Deus e a outras pessoas. Eles realizavam tarefas, não porque o pastor tinha mandado, mas porque a Bíblia lhes tinha mostrado que esta era sua responsabilidade.

Princípios da prestação de contas da igreja à comunidade

Desta experiência, podemos tirar alguns princípios da prestação de contas das igreja às pessoas a quem ela está servindo:
  • A igreja pode prestar contas à comunidade se ouvir Deus através da Bíblia e, então, compreender seu papel aqui na Terra.
  • A igreja deve compartilhar sua visão com a comunidade. Permita que a comunidade compreenda e interprete a visão da igreja. É difícil para uma comunidade responder a uma igreja, se não conseguir compreender a sua visão. Deixe que a visão da igreja motive a comunidade de forma que ela deseje a transformação na sua vida.
  • A igreja deve estar disposta a liderar a comunidade na compreensão da sua situação. Juntas, elas poderão, então, identificar soluções.
  • A igreja deve estar aberta a compartilhar e participar da resolução dos problemas enfrentados pela comunidade, sem acusar as pessoas de forma alguma, e servi-la com amor.

O Reverendo Emmanuel Isaya é o Coordenador do Processo de Mobilização da Igreja e da Comunidade da Diocese de Shinyanga. E-mail: isayaer@yahoo.com

Fonte: http://tilz.tearfund.org/Portugues/

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com