quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Cristãos palestinos vivem na faixa de Gaza

Olá gente!

Hoje estou encaminhando informações da Missão Portas Abertas sobre a dura realidade de cristãos palestinos que vivem na faixa de Gaza. Com a intesificação do conflito a situação deles piorou. Segundo as Escrituras, como membros do Corpo de Cristo, todos somos atingidos e também sofremos com eles. Apesar de muitas vezes não entendermos estas realidades espirituais, precisamos dobrar os nossos joelhos em favor desta situação.

Que Deus abençoe e fortaleça a Sua Igreja na face da terra.

Lauberti Marcondes
http://diaconia-integral.blogspot.com/





INTERCEDA PELOS CRISTÃOS PALESTINOS DE GAZA

"Estas coisas vos tenho dito para que em Mim tenhais paz. No mundo, passareis por aflições; mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo." (João 16.33)

Como você deve estar acompanhando nos noticiários, a situação em Gaza está muito ruim. O que você provavelmente não ouviu falar muito foi sobre a situação de nossos irmãos cristãos.

Os cristãos palestinos encontram-se com menos opções de receber socorro em meio a esse duro conflito, pois eles são considerados estrangeiros por palestinos radicais e para os israelenses são palestinos. Politicamente, os cristãos palestinos não são aceitos nem por Israel nem por sua própria comunidade. A comunidade cristã, diz Carl Moeller, da Portas Abertas Estados Unidos é um grupo humanitário e religioso cercado pelo fogo cruzado e pelo embate político e militar.

“Segundo os padrões israelitas, eles são palestinos; e pelos padrões do Hamas e de outros radicais, são estrangeiros, por serem cristãos.” Isso deixa a Igreja em uma posição precária. Carl diz que é muito difícil entregar ajuda material aos cristãos de lá – as atuais circunstâncias tornam isso impossível. "Mas, dada a natureza precária da Igreja, suas atuais fragilidade e vulnerabilidade, devemos levar ajuda aos cristãos que precisam dela para sobreviver, coisas como roupa, alimentos e remédios.”

Carl Moeller, da Portas Abertas Estados Unidos, descreveu a crise em Gaza como "uma carga inédita de violência contra os palestinos”. Segundo ele, a situação é extremamente estressante por razões óbvias. Centenas de palestinos foram mortos. Alguns cristãos contaram à Portas Abertas sobre o horror que experimentaram à medida que Gaza era bombardeada. Cristãos de Gaza fugiram para a Cisjordânia, entre eles alguns funcionários da Sociedade Bíblica de Gaza.

A Igreja Batista de Gaza

Ela é uma minúscula igreja na Faixa de Gaza e fica em frente à delegacia de polícia bombardeada pelos israelenses. A igreja também foi atingida. O pastor da igreja, Hanna Massad, saiu do Oriente Médio. "É digno de nota o quanto a Igreja tem suportado ali”, comenta Carl. "Ainda assim, os cristãos continuam a orar, continuam a clamar a Deus. Quando podem, vão consolar seus vizinhos.”

O líder cristão acrescenta: "Felizmente, nenhum membro da igreja foi ferido, pois todos estavam em casa. Quase ninguém tem coragem de sair de casa, não se atrevem a ir a qualquer lugar”.

Segundo um relatório recebido pela Portas Abertas dos EUA, o edifício da Igreja Batista de Gaza ainda está em pé, mas teve as janelas quebradas pelos bombardeios.

Famílias separadas

Algumas famílias cristãs que foram para Belém durante o feriado do Natal agora estão separadas do restante de seus familiares, uma vez que a fronteira foi fechada. Muitos hospitais, já sem remédios e equipamentos básicos, estão lotados e, muitas vezes, sem condições de ajudar. A situação dos cristãos de Gaza é preocupante.

Antes dos bombardeios e do fim do último cessar-fogo (em 19 de dezembro), os aproximadamente 3 mil cristãos da cidade já viviam sob ameaças de militantes islâmicos. Um cristão de Gaza comentou: "Cerca de 70% dos cristãos querem sair de Gaza por causa do medo. Mas amamos Gaza. É nosso país, temos raízes aqui, é onde nossas casas estão".

As crianças são as que mais sofrem

"Todos sofrem, mas compadeço-me em especial das crianças durante esse momento difícil”, disse um líder cristão, compartilhando com a Portas Abertas sobre a situação caótica em Gaza. Ele disse: "As crianças acordam no meio da noite, chorando ou gritando de medo com as memórias que voltam à sua mente. Num confronto anterior, caiu um foguete bem em frente à nossa casa. Muitas crianças foram traumatizadas por conflitos anteriores em Gaza. Elas viram corpos espalhados nas ruas em que costumavam brincar. Agora, tudo acontece de novo".

O líder da Igreja acrescenta: "O barulho dos bombardeios é aterrorizante. Às vezes, chamo-os de ‘a grande voz’ porque são contínuos. Você sempre ouve o barulho e nunca sabe qual edifício será o próximo a ser atingido". O outro cristão comenta: "Os que estão em Gaza, por vezes, não têm idéia do que está acontecendo. Muitas vezes ficam sem energia elétrica e, conseqüentemente, sem rádio, televisão ou internet. As pessoas telefonam para familiares e amigos que vivem fora de Gaza para se manterem atualizado sobre a situação da própria cidade".

Pedidos de oração:

Os ataques das últimas semanas deixaram mais de 500 mortos e 2.000 feridos, e acredita-se que o número de vítimas aumentará.Estima-se que há atualmente 2.500 cristãos em Gaza. A pequena comunidade cristã em Gaza precisa das suas orações.

  • Ore pelo fim da guerra entre Israel e Palestina.

  • Peça que as famílias possam ser reunidas.

  • Interceda pela Igreja Batista de Gaza: que seus membros continuem fiéis e que o prédio permaneça em pé.

  • Ore pelas crianças e adolescentes em situação de risco

  • Ore para que as sementes que o Irmão André semeou entre os integrantes do Hamas e de outros grupos militantes frutifiquem.
Vamos dedicar essa semana em oração pelos irmãos palestinos; para que, na força do Senhor Jesus Cristo, tenham bom ânimo e vençam a aflição pela qual passam.

Fontes:
http://www.portasabertas.org.br/
http://www.portasabertas.org.br/noticias/
noticias@portasabertas.org.br




SE ACHAR LEGAL, MULTIPLIQUE!

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com