terça-feira, 10 de março de 2009

A diferença entre conhecimento e Sabedoria - E. Gavioli

Em plena Era do Conhecimento é fácil imaginar que temos a plena consciência entre a diferença entre dado, informação, conhecimento e sabedoria.Dado é usualmente empregado no sentido de informação não-estruturada, ou seja, um dado só é dado quando visto isoladamente. Quando um dado se relaciona com outro, deixa de ser dado e passa a ser informação. Se pensarmos em 50 kg e não soubermos mais nada relacionado à 50 kg, este dado se perde em nossa mente pois não podemos associar este peso a mais nada. É apenas um dado e para a mente humana não há valor guardar um peso que não significa absolutamente nada.


Informação pode ser vista como o conjunto de dois ou mais dados que se relacionam em um mesmo contexto. Se pensarmos em raça humana, sexo feminino, 20 anos, 50kg e 1,70m automaticamente formamos em nossa mente a imagem de uma jovem longilínea. Mas só formamos esta imagem porque possuimos um conhecimento acerca do peso ideal para pessoas do sexo feminino, conforme suas faixas etárias. Caso não tivessemos este conhecimento ou um destes dados fosse suprimido, muito provavelmente não poderíamos formar a imagem de uma jovem longilínea em nossa mente.Assim, conhecimento pode ser visto como um conjunto de informações relacionadas umas às outras que exploram as possibilidades dentro de um contexto, mesmo que de maneira aproximada.


Com base neste conhecimento é possível emitir um juizo de valor. É o que acontece quando a nossa mente recebe a informação raça humana, sexo feminino, 20 anos, 50kg e 1,70m. Somos capazes de chegar à conclusão de que se trata de uma jovem longilínea, pois dispomos de uma tabela de peso ideal para humanos com certas medidas e faixas etárias.Até aqui tudo bem. Mas e a sabedoria? Será que sabemos realmente distinguir conhecimento de sabedoria? Naturalmente que eu não pretendo esgotar estes conceitos, mas apenas levar você a refletir e buscar a sabedoria.Penso que sabedoria é o uso que você dá ao conhecimento, ou seja, é quando você usa o conhecimento adquirido para fazer o bem à você e à comunidade em que atua. Pois você sempre pode usar o conhecimento para o bem ou para o mal.Você pode usar a tabela de peso ideal para rotular e ofender as pessoas que se encontram fora dos padrões ideais ou você pode usar este conhecimento para recomendar uma dieta alimentar que venha ajudar a pessoa a alcançar o peso ideal.É o conjunto de valores que cada indivíduo forma ao longo da vida que direciona este conhecimento para o bem ou para o mal.


Espero ter esclarecido a diferença entre o conhecimento e a sabedoria., mas por via das dúvidas quero relatar uma experiência que ilustra com clareza esta diferença. Quem alguma vez na vida teve a oportunidade de conviver com um adolescente, sabe como eles sempre conseguem nos surpreender. Tenho quatro filhos adolescentes, portanto uma vasta experiência. Modéstia à parte, eu posso me vangloriar de que já não me surpreendo com qualquer coisa.No entanto, no dia do seu aniversário, ao completar dezoitos anos, meu filho mais velho conseguiu realmente não apenas me surpreender, mas demonstrar o poder extraordinário que um adolescente possui para desconsertar suas pobres e indefesas mães.

Meu adorável primogênito me abordou num momento particularmente delicado emocionalmente para sua mãe, afinal por aqueles dias comemoraríamos o evento memorável de sua chegada ao nosso lar depois de onze anos de casados e de uma espera que foi no mínimo sofrida.- Mãe, preciso te dizer uma coisa.- Fala meu lindo...- Aconteceu algo fantástico! Puxa! E bem na véspera do meu aniversário. É um verdadeiro presente dos céus.- Nossa! Então me conta...- Mãe tudo o que você me ensinou até hoje é verdade. Você tinha toda a razão.- Sério, filho? Que graça! Mas do que você está falando?- Ora, mãe... Daquelas coisas todas sobre a importância do conhecimento. Você disse que com o tempo eu ia perceber como é bom saber das coisas para poupar o meu tempo e as minhas energias, além de aproveitar melhor as oportunidades que venham a surgir.- Filho, você tem certeza que está bem? -


Nesta altura do campeonato eu já havia examinado sua testa e verificado que a temperatura estava normal. Ele me respondeu com um sorriso encantador.- Não é nada disso, mãe. É a maturidade. Afinal, hoje eu completo 18 anos de idade. Já estava na hora de compreender as grandes questões da vida.- Puxa, filho. Estou até emocionada. Os pais se empenham tanto para educar seus filhos e dar um bom exemplo. Esperam confiantemente que o seu trabalho não seja em vão e que um dia finalmente poderão colher os frutos. Mas francamente filho, eu não imaginei que este dia chegaria tão cedo para seu pai e eu.- Ora mãe, também não é para tanto...- É sim, meu filho. Estou muito orgulhosa. Você faz das suas, mas é um filho maravilhoso e acaba entendendo que tudo que nós queremos é o seu bem.


Mas me conte, o que você aprendeu assim de tão especial?- Bom, eu descobri que posso aproveitar melhor o tempo que eu gasto na escola.- Maravilha! Mas como é isso?- Eu descobri que posso faltar 25% das aulas e não bombar.- Como?- É isso mesmo, mãe. Eu posso faltar um bimestre inteiro e não perder o ano.- Mas, meu filho... É disso que você estava falando?- Exatamente. Eu posso poupar o meu tempo, minhas energias e ainda aproveitar oportunidades que eu poderia perder se estivesse na escola.- Mas, filho...- Eu não falei que você tinha toda a razão? O conhecimento é muito importante.

Sem dúvida que o conhecimento é importante, basta saber se será usado para o bem ou para o mal. Quando o conhecimento é usado para o bem é tido como sabedoria, e a sabedoria é infinitamente superior ao conhecimento.


Eliana Gavioli - Atua em TI há mais de 30 anos, como analista de sistemas, suporte ao desenvolvimento e manutenção de sistemas, gestão de projetos, mapeamento de processos, administração de dados, condução de reuniões e elaboração de metodologias. Cursou Graduação em Processamento de Dados, Especialização em Sistemas de Informação e MBA E-Management na FGV. Obteve o título de Mestre em Tecnologia pelo Centro Paula Souza. É docente, escritora, colunista, roteirista, palestrante e contadora de histórias. Aborda temas ligados à família, como namoro, relacionamento conjugal, educação, adoção, adolescência, e outros como o desenvolvimento da competência, motivação e liderança. As histórias de superação por ela vividas tem trazido inspiração a todos quantos a conhecem.



Obs.: Texto foi publicado com autorização da autora.

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com