quinta-feira, 9 de abril de 2009

12.ª Expo CIEE - Feira do Estudante. De 24 a 26 de abril na Bienal do Ibirapuera.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) destaca que 660 milhões de jovens, com idades entre 15 e 24 anos, estarão lutando para ingressar no mercado de trabalho mundial em 2015.

Hoje, um em cada cinco jovens no planeta está desempregado, o que representa mais de 40% do total de pessoas sem emprego.

E as perspectivas para o futuro não são das mais animadoras. A crise mundial varreu as ofertas e barrou o crescimento de muitos países.

Nos Estados Unidos, pivô da atual desaceleração da economia global, a taxa de desemprego é a maior em 25 anos. No Brasil, a situação não é muito diferente. Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o desemprego entre jovens é 3,5 vezes maior que dos trabalhadores com mais de 24 anos. E, o que é mais grave, muitos desses estão fora do mercado de trabalho, não por falta de vagas, mas por não estarem qualificados. Capacitar os estudantes é dar oportunidade de um futuro melhor para o próprio País, criando condições para mudar essa realidade.

É com esse objetivo que o CIEE atua, há 45 anos, em favor da adequada preparação profissional, que tem no estágio sua mais eficiente ferramenta. Os dados comprovam isso: uma pesquisa da TNS InterScience mostra que 91% das empresas acreditam que o estágio é fundamental para dar bagagem profissional aos estudantes; o estudo revela também que 64% conseguem a sonhada efetivação após o primeiro ou o segundo estágio.

Maior feira de estudantes voltada para a carreira e capacitação para o mercado de trabalho, seus organizadores esperam receber, entre os dias 24 e 26 de abril, na 12.ª edição da Expo CIEE - Feira do Estudante, no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera, mais de 50 mil visitantes, em sua maioria, alunos dos ensinos médio, técnico e de cursos superiores . Os jovens que forem à feira poderão acompanhar um rico cardápio de 70 palestras com especialistas renomados em várias áreas de atuação, que darão dicas importantes sobre as tendências do mercado de trabalho, carreiras promissoras, posturas valorizadas no mundo corporativo, dicas de estágio e experiências profissionais, entre outros temas relevantes. O CIEE realizará a feira com o objetivo de estimular a prática do estágio.

Personalidades como o presidente da seccional São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, Luiz Flávio D?R™Urso e o deputado federal Walter Feldman (PSDB-SP) conversarão com a plateia, respectivamente, sobre as perspectivas da carreira na área de Direito e a importância da política na formação do jovem cidadão. Todas as palestras do auditório principal serão transmitidas ao vivo pela internet. No ano passado, estudantes que estavam fora de São Paulo e até do País, acompanharam várias das palestras em transmissões on-line pelos sites http://www.feiradoestudanteciee.com.br/ e http://www.ciee.org.br/. Também por intermédio desses portais, os jovens podem fazer o cadastramento gratuito para participar do evento.

Nos estandes das instituições de ensino, os visitantes vão conhecer os cursos recém-lançados que já representam importantes nichos de mercado. A feira representa uma chance ímpar para a aproximação com várias empresas, que mostrarão novas tecnologias e programas de estágio. É uma fonte oportuna de recrutamento de talentos. kicker: Segundo pesquisa do IPEA, o desemprego entre jovens é 3,5 vezes maior que dos trabalhadores com mais de 24 anos

Entre no site da feira do estudante, entre outras coisas você encontra esta excelente dica sobre as temíveis Dinâmicas de Grupo:

Como se comportar na dinâmica
• A dinâmica de grupo é a fase do processo de seleção que os jovens mais temem. Mas não é um bicho de sete cabeças. Cada vaga tem um perfil e as atividades propostas pelos selecionadores tentarão descobrir qual candidato se encaixa melhor nele.

• Ora procurarão um jovem mais extrovertido, ora estarão interessados em estudantes mais introspectivos. Não tem mistério. Todas as dicas podem ser resumidas em uma: “seja você mesmo”.

Se quiser ir além, vale seguir os passos abaixo:

1. Algumas ações que devem nortear seu desempenho: iniciativa, sinceridade, personalidade, participação, criatividade, habilidade, ética.

2. Antes de começar o trabalho em grupo, divida as funções e faça um planejamento juntamente com a sua equipe.

3. Evite demonstrar arrogância, ansiedade, agressividade e desinteresse.

4. Não tente impor seu ponto de vista. Exponha-o para ser debatido em grupo, visando a um melhor resultado.

5. Mantenha-se sempre bem informado para que sua capacidade de argumentação, comunicação e negociação seja afiada.

Fontes:

Gazeta Mercantil São Paulo / 07 de abril de 2009 /Caderno D - Pág. 7

http://www.feiradoestudante.ciee.com.br/portal/hotsites/feiradoestudante/estudante/novidade02.asp

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com