sexta-feira, 5 de junho de 2009

05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Precisamos assumir um compromisso com a Criação que seja reflexo do nosso amor pelo Criador.

Hoje, 5 de junho, é o dia mundial do meio ambiente. A data foi estabelecida pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em 1972, em Estocolmo (Suécia), com o objetivo de tratar de assuntos ambientais. No Brasil, a Semana Nacional do Meio Ambiente foi instituída em 1981.

Neste dia, mais do que comemorar, todos devem refletir sobre o impacto no meio ambiente das atividades humanas, relembrar a importância de atitudes conscientes e da preservação dos recursos naturais e seu uso de forma racional, sem perda da qualidade de vida.

Um dia para saber que pensar no meio ambiente é pensar global, mas ter atitudes locais. Isto significa que pequenas atitudes fazem toda a diferença, como reduzir o consumo de água, eletricidade, papel, embalagens, reciclar lixo, evitar o desperdício de alimentos.

O meio ambiente é uma questão que iguala as pessoas no planeta, porque o que acontece de bom ou de ruim, em qualquer local, se refletirá na qualidade de vida de todos.

Neste dia, vale lembrar que é em com as atitudes individuais que se pode mudar o comportamento coletivo. O meio ambiente é um patrimônio que tem que ser preservado e, se cada um fizer a sua parte, o mundo será, em grande parte, transformado. Este é o compromisso que podemos hoje assumir. Em nome da nossa vida. E em nome da vida das futuras gerações.

Muitas vezes enfrentamos dificuldades em mudar os hábitos e adotar atitudes mais conscientes, ambientalmente corretas. Para facilitar esta mudança de atitude, aqui você encontrará algumas dicas e sugestões práticas e simples que podem ser incorporadas ao seu cotidiano. São pequenos gestos, mas capazes de contribuir decisivamente para a preservação ambiental.

Faça um bem para a sociedade e para você mesmo. No site do Instituto Akatu encontramos algumas dicas que podemos facilmente adotar e disseminá-las entre familiares, amigos e a comunidade:  

- Elimine vazamentos;
- Não deixe a torneira pingando;
- Use a vassoura e não a mangueira para varrer a calçada;
- Escove os dentes com a torneira fechada;
- Diminua o tempo do banho;
- Evite desperdício de alimentos;
- Adquira produtos regionais e da estação;
- Evite mercadorias com muitas embalagens;
- Compre produtos ambientalmente corretos;
- Compre somente o necessário;
- Separe corretamente o lixo para reciclagem;
- Economize papel;
- Leve sua própria sacola ao fazer compras;
- Economize energia ao lavar e passar roupa;
- Ao sair do ambiente, desligue a luz;
- Use ar-condicionado com moderação;
- Deixe o carro na garagem uma vez por semana;
- Prefira equipamentos com o selo Procel.  

Enfim, temos diante de Deus responsabilidade de cuidar bem deste planeta, pois é a "casa" que Ele nos confiou até que adentremos as "mansões celestiais". Já pensaram se a nossa entrada no Reino dos Céus fosse condicionada ao cuidado que dispensamos ao Reino da Terra? Evidentemente os ambientalistas sairiam na frente. Contudo, sabemos que os motivos para a presenvação do Meio Ambiente são diversos. Por isso, repetimos:

Precisamos assumir um compromisso com a Criação que seja reflexo do nosso amor pelo Criador.

Abraços.

Lauberti Marcondes

http://diaconia-integral.blogspot.com

"E Jesus lhes respondeu: a minha mãe e os meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam" (Lucas 8:21)

 

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com