terça-feira, 11 de agosto de 2009

O vazio na alma é a falta de Deus, o sentimento de perda que ocorreu no Jardim da Inocencia

Um sentimento muito conhecido, o da perda faz parte de todo ser humano e tem sido tese de diversos estudiosos, em busca do fim de um 'pesadelo' sem fim... Como lidar com a dor da perda, o que nos leva a refletir sobre o estado de calamidade que o ser humano enfrenta quando esta de frente ao seu pior inimigo? Como entender de maneira clara e objetiva que o nosso medo de perder alguém ou alguma coisa nos leva a um estado de morbidão?

Perguntas sem respostas são colocadas a mesa de médicos, psicologos, estudiosos, governos, teologos, pastores, e muito mais pessoas que estejam diretamente ligada a pessoas, mas mesmo estas não estão totalmente ilesas ao confronto com sua propria perda.

O que nos leva a sentir tanto medo quando somos confrontados com nosso medo de perder, vamos analisar o que perdemos e como encarar de frente estas dor que aflige a humanidade. Não sou especialista no caso, nem saberia responder de pronto como sairia em meio a esta situação, mas segundo a Biblia nos declara, este sentimento é fruto de nossa queda no jardim do Eden.

Genesis relata no capitulo 3 que Deus passeava todas as tardes pelo jardim para conversar com o homem, quando eles perceberam que era a voz do Senhor tentaram se esconder. "Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi." Enteda que quando o homem se despetou em relação ao seu pecado, e tendo tal consciencia disto, ficou apavorado e com medo e vergonha, como escape ele fugiu da presença do Senhor.

Eu diria que aqui esta a questão central da perda, pois aqui o homem perdeu sua paz, alegria, bondade, misericordia, satisfação, e tantas coisas, dando lugar ao panico da descoberda. 'E agora Deus apareceu e seremos destruidos'. Desde então o vazio na alma é a falta de Deus, o sentimento de perda que ocorreu no Jardim da Inocencia, não perdemos só o direito de reinar sobre todas as coisas, de dominar de interagir, mas perdemos o contato com Deus, ouve falha na comunicação desde então. O pecado deixou uma lacuna enorme e este vazio que aparece em nós de vez em quando ou sempre, dependendo do caso, é resultado deste perda.

Em busca da felicidade as pessoas gastam seu dinheiro em viagens, festas, badalações, mas mesmo assim o vazio esta ali, buscam fama, sucesso, o vazio esta ao lado, o que nos leva a sentir tal fragmentação em nosso interior é a falta de comunhão com Deus, o homem foi ser senhor de uma situação caótica por causa do pecado e gerou pra si molestias, problemas, dificuldades, todas as 'soluções' apresentadas pelo homem são paleativos diante da complexidade da alma.

Como posso sarar vidas aflitas pelo medo e a dor da perda se eu não consigo lidar com a minha, perdemos amigos, pais, filhos, trabalho, dinheiro, fama ou ganhamos tudo isto mas ainda persiste em nós o vazio da perda.

A perda só pode ser preenchida por uma pessoa, Jesus. E este processo de salvação que o proprio Deus declara em Genesis: "Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Gosto muito do que o Doutor Shedd diz sobre este versiculo: 'Aqui esta o que se denomina de Proto-evangelho, isto é, a primeira referência feita ao necessário Redentor, capaz de efetuar a purificação pelo pecado, bem como pagar a horrenda pena que se acarreta. Observe-se que o termo 'descendente' encontra-se no singular, portando, uma referência clara feita a certa pessoa (Cristo) descendente de Eva, e não a toda a raça humana.' (Russel P. Shedd)

Vivemos dias de complexidades, mas Paulo diz que embora vemos com em espelho, com certa deformidade, por causa de nossos pecados, um dia O veremos como Ele é, pois o veremos face a face, a salvação passa pelo processo de aceitação, crescimento e glorificação, e um dia seremos como Ele é, e este vazio na alma que grita em nós será esquecida, por que todo choro sera substituido pela alegria de estarmos com Ele.

Saiba que a perda que hoje é latente em nós é só uma consequencia ruim de um dia termos rejeitado suas palavras sabias lá no jardim do Eden, o jardim da inocencia, lugar secreto da Adoração, nosso erro foi não crer nEle e consequentemente desobedecer, hoje sofremos a perda de algo muito valioso, a presença manifesta de Deus.

E todos os homens, poderosos ou simples, sentem esta perda as vezes gritante e dolorida, as vezes só um pequeno vazio, mas que sem duvida nos causa desconforto, por que não perdemos um emprego que depois temos melhor, não perdemos uma namorada que depois encontramos uma esposa, não perdemos um anel que depois encontramos um diamante, perdemos a inocencia de viver a santidade com Deus, perdemos Deus e sua presença manifesta, perdemos a paz, e hoje só através de Cristo Jesus podemos voltar a ter esta consciencia de novo, hoje ainda sofremos, mas caminhamos e um dia estaemos com Ele e seremos como Ele É....

Maranata!
Ora vem Senhor Jesus!!!

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com