quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Jocum Haiti: Dificil Recomeço

Olá Gente!
 
O mundo ainda esta estarrecido com as notícias vindas do Haiti, aos poucos a destruição do terremoto vai dando lugar a cenas de resgate de sobreviventes e violência na cidade de Porto Príncipe, esperança e crueldade se misturam no meio do caos. Há alguns km dali, uma base da Jocum vai se preparando para aumentar suas atividades. Para aqueles que gostariam de fazer alguma coisa ou acham que não podem fazer nada, segue o relatório de Terry Snow.
 
Abraços

Haiti: Dificil Recomeço

Adriano Estevam, 18 de janeiro de 2010
Haiti: Dificil Recomeço
JOCUM Haiti, através de Terry Snow, seu diretor Nacional, enviou-nos um pequeno relatório das situação no país depois dos terremotos da ultima semana.

Neste momento a situação no país é crítica. O governo haitiano está paralisado e nós temos uma equipe trabalhando para tentar encontrar uma maneira de manter o porto de  St Marcs aberto para receber ajuda humanitária. Mas até ontem, 17 de janeiro,  nenhuma embarcação havia chegado trazendo ajuda e mantimentos. A base da JOCUM possuí 3 acres de terra que foram disponibilizados para aportar containeres, descarregá-los, organizá-los e então distribuí-los.

Aviões já foram vistos voando, e a embaixada dos EUA ainda está cheia de pessoas tentando partir. O cheiro dos cadáveres está crescendo cada vez mais, e claramente é possível perceber o espírito de desespero que paira sobre a cidade.

Nó último sábado, uma equipe de Jocum República Dominicana, chegou com recursos.  Outras duas equipes de chegaram no domingo, uma de Mercy Works, Tyler  e outra de Lancaster. Eles trabalharão na construção de duas casas na área de St. Marcs para suporte médico.

Voluntários do mundo todo estão sendo convocados para ajudar nos meios administrativos e na organização das diversas equipes que já escreveram prontas para vir. Neste momento, JOCUM Haiti possui dois acampamentos para receber essas equipes. Mas espera-se poder aumentar este número para 10. Iniciativas no Brasil também estão se formando até o momento a partir de Goiania (comunicacao@jocumgoiania.org.br ), Maringá (etedmaringa@gmail.com) e Curitiba (contato@jocumcuritiba.org.br).

A Jocum ficou encarregada de organizar a logística das Escolas que serão transformadas em abrigos temporários. Em parceria com igrejas locais, a JOCUM Haiti esta desenvolvendo um plano emergêncial para receber desabrigados. Cada igreja pode hospedar de 50 a 60 pessoas em suas instalações. Isto desafogaria os centros de atendimento emergênciais, permitindo mais pessoas serem recebidas. Potencialmente 6000 pessoas da primeira onda de refugiados poderiam ser atendidas. O custo operacional disto é cerca de U$ 2 dólares por pessoa por dia, ou U$ 42,00 dólares pelo período de três semanas.

Como Ajudar

Suporte financeiro ainda é um grande problema. Os meios de comunicação entre agências bancárias estão em colapso e os principais escritórios foram destruídos na capital. Espera-se que nesta segunda feira, seja possível ter acesso aos Bancos Haitianos. Mesmo assim doações internacionais podem ser enviadas por cartão de crédito para a Jocum Internacional (http://www.ywam.org/Default.asp?bhcp=1).

Pessoas interessadas em ajudar com mantimentos de gênero alimentício podem contatar (em inglês) Bill Coleman – cartrans@myacc.net ou 888-763-2999 da Caribbean Transport. Ele pode organizar um pequeno navio (porém mais rápido) capaz de transportar 20 trailers. A sugestão é que sejam enviados:  enlatados, não perecíveis, madeira,combustível, geradores, lâmpadas para iluminação em trabalho e outros ítens desta natureza. Outras doações e correspondências também podem ser enviadas para:

YWAM Haiti,

PO Box 236,

Akron, PA 17501.

Diferente do que foi inicialmente informado, sofremos a perda de pelo menos uma missionária na tragédia. Ela morava com a família em Porto Príncipe. Esposo e a filha sobreviveram.

Há um mover profundo em muitos haitianos. Apesar de toda a dor e dificuldade, especialmente entre a equipe haitiana existe um sentimento de esperança e a proclamação que é chegada a hora de mudar e reconstruir a nação a partir dos seus alicerces.

Para mais informações, Terry Snow estará falando brevemente nesta quarta-feira dia 20 via GENESIS Videoconferência diretamente do Haiti, as 16:00 (hora de Brasília), com um resumo da situação no local mais motivos de oração. A transmissão será disponibilizada ao vivo em nosso site e também aqui.

Tradução : Gina Gomes
 

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com