terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

BOLSAS DE ESTUDO 100% NO SENAC - 2010

Olá Gente!

Atualizado em 03/10/2010

O Senac está oferecendo milhares de bolsas gratuitas de estudo para realização de cursos técnicos profissionalizantes em praticamente todos os estados do Brasil em inúmeras cidades. O SENAC SP está com inscrições abertas para o programa de Bolsas de Estudo e Bolsa Faculdade grátis para o 2º semestre de 2010, o programa oferece cursos técnicos e cursos livres gratuitos ou com 50% de desconto, sendo necessário para isso que o estudante venha de família de baixa renda.

Os cursos fazem parte do programa de gratuidade SENAC que mantém o caráter essencialmente social, promovendo educação e oportunidade de profissionalização a população menos favorecida e carente de nosso país.

Somente pessoas de baixa renda podem receber a bolsa de estudo gratuita. Para saber se você pode receber a bolsa grátis basta somar a sua renda familiar (salário de todos que moram na sua casa) e dividir pelo número de pessoas que se sustentam deste salário. O valor por pessoa deve ser igual ou menor que 1 salário mínimo e meio. Os cursos podem ser feitos por quem já concluiu o ensino básico ou está concluindo. Um processo seletivo será feito onde o SENAC vai avaliar seu cadastro, histórico escolar, vagas existentes, etc.

Para se inscrever e verificar quais cursos gratuitos estão sendo oferecidos pelo SENAC do seu estado acesse: http://www.senac.br/psg/index.shtml
 
Vários amigos que fizeram tem atestado que os cursos são excelentes e que o critério principal é o renda per capita de 1,5 salário (R$ 765,00 por pessoa na casa).

Entre no site do Senac e veja todas as informações, aqui alguns dos cursos:
Administração e Negócios, Arquitetura e Urbanismo; Arte e Cultura; Beleza;  Bem-Estar; Cinema, Vídeo e TV; Comunicação Social; Comércio Exterior; Educação
  
POLÍTICA DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO - SENAC
Facilitar o acesso à educação de qualidade é o objetivo do Senac São Paulo ao oferecer bolsas de estudos em cursos técnicos e livres (exceto idiomas) à população que não pode pagar por esses serviços.

As bolsas podem variar de 50 a 100% em cursos livres e especializações técnicas. E para as habilitações e qualificações técnicas, fica garantida bolsa integral a todos os selecionados.

Para participar do processo de seleção, é preciso atender aos seguintes pré-requisitos:
  • Ter renda familiar per capita* de até um salário mínimo e meio;
  • Não estar matriculado em nenhum curso no Senac São Paulo;
  • Não ter abandonado um curso no Senac São Paulo como bolsista sem justificativa no último ano;
  • Não estar participando de nenhum outro processo de bolsas no Senac São Paulo.
Antes de solicitar a bolsa, calcule se a soma dos salários, pensões, aposentadorias, aluguéis e demais rendimentos de seu núcleo familiar, dividida pela quantidade de pessoas na família, é igual ou inferior a R$ 765,00. Devem ser incluídos na soma todos os membros que contribuem ou usufruem da economia doméstica, mesmo quando não houver parentesco com o candidato

As inscrições podem ser feitas seguindo o passo a passo aqui sugerido ou presencialmente na unidade onde o curso de interesse será realizado. As capacitações para Garçom e para Cozinheiro que acontecem nos campi Águas de São Pedro e Campos do Jordão, podem ser realizadas online ou em qualquer unidade do Estado.

Os prazos para solicitar bolsas em cursos técnicos são semestrais e amplamente divulgados. Para os cursos livres e especialização técnica, o prazo para fazer a solicitação é de até 5 dias antes do início do curso. Já para os cursos do Programa de Educação Para o Trabalho, o prazo pra se inscrever é até 10 dias antes da data de início do curso.

O processo de triagem dos candidatos a bolsa do Senac São Paulo baseia-se em critérios específicos rigorosamente monitorados, priorizando pessoas nas condições de estudante e trabalhador. São considerados:

- Ter renda familiar per capita* de até um salário mínimo e meio;
- renda familiar;
- escolaridade;
- posição na família, se arrimo ou dependente;
- situação de trabalho;
- pessoa com deficiência;
- participação nos Programas Aprendizagem ou Educação para o Trabalho.
A análise da documentação pode ser complementada por visita domiciliar. Se constatada a falta de veracidade das informações, o candidato será eliminado do processo.

Todos os candidatos devem passar por avaliação específica de pré-requisitos se prevista no curso, sendo isentos de taxas administrativas.

O benefício depende da quantidade de vagas e da confirmação da turma. Perderá o benefício o aluno que for reprovado no curso e/ou não garantir freqüência mínima de 75% em cada módulo.

O aluno que abandonar o curso sem justificativa comprovada ficará impossibilitado de solicitar bolsas de estudos no Senac São Paulo durante o período de um ano.

O Senac se reserva o direito de alterar a Política de Concessão de Bolsas sempre que julgar pertinente, inserindo ou excluindo critérios ou ainda alterando procedimentos em função de natureza administrativa, se comprometendo a informar o público sobre as mudanças ocorridas.

* renda familiar per capita é o resultado da soma dos salários, pensões, aposentadorias, rendimentos informais, recebimento de aluguéis ou qualquer outra forma de obtenção de renda, dividido pela quantidade de pessoas no grupo familiar.

FONTE: http://www.sp.senac.br/
 
ATENÇÃO: SE ACHOU LEGAL OU NÃO, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS E DIVULGUE.
 
HÁ OUTRAS MATÉRIAS NO MARCADOR "CURSOS DE BAIXO CUSTO"
 
ABRAÇOS

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com