Olá Gente!
Segue reflexão do Pr. Paulo de Freitas sobre a necessidade da Igreja de Cristo se posicionar como "serva ajudadora" em todos os momentos, mas principalmente em catástrofes como esta que ocorreu no Haiti. Então, aproveito para inaugurar a categoria AJUDA HUMANITÁRIA, onde estarei separando informações sobre o que podemos fazer para ajudar em momentos de tragédias como esta.
Lauberti Marcondes
Rede de Mobilização e Ação Social
Estamos vivendo dias de grandes catástrofes, em virtudes dos grandes fenômenos naturais. Nações , cidades e países, estão enfrentando grandes dificuldades, como a pobreza, a fome, a miséria e a destruição.
Em relação a estas grandes dificuldades, o que a igreja de Cristo deve fazer depois das grandes catástrofes?
No mínimo, seria abraçar a atitude expressada pelo samaritano, na Bíblia, o livro de Deus. Se não fizermos nada como igreja de Cristo na terra, qual esta sendo a nossa voz profética? Que exemplos estarmos deixando como corpo de Cristo. Irmãos, será que somente aqueles artistas americanos tem que se unir para capitação de recursos para as vitimas do Haiti?
Hoje temos grandes igrejas que arrecadam cetenas de milhões de seus fiéis um dia de ofertas destas igrejas canalisadas para as vítimas destas grandes calamidades não faria nenhuma falta para suas comunidades. Ouçamos o clamor de Jesus pelos necessitados. Ouçamos Jesus bater nas portas de nossas igrejas perguntando "O que vocês irão fazer depois das catástrofe?".
Para onde foi a diaconia dos Cristãos deste tempo de dor e sofrimento? Não podemos menosprezar a força generosa do povo de Deus que ama contribuir para sustentar as estruturas religiosas existentes. O porque não contribuiriam para as vítimas de catástrofes como do Haiti e outras cidades necessitadas? Quero deixar meu desafio, pois embora seja de uma igreja de um bairro necessitado da região leste de São Paulo, estamos dispostos a entregar uma oferta generosa para as vítimas dessas calamidades. Se separarmos um dia de ofertas de nossas igrejas, creio que representará bem o "dízimo do pobre" de Levítico. Talvez você nunca tenha ouvido falar dele, pois não é entregue na igreja e nem para uso dela.
Talvez eu seja um sonhador utópico, mas acredito que ainda existe um Deus que é Amor e se interessa pelos necessitados. Recentemente foi postado no Blog Diaconia integral uma mensagem que falava sobre a base da Jocum no Haiti, eles perderam uma missionária na catástrofe, mas continuavam lá como voluntários, para ajudar no que for preciso. Eles estavam com dificuldades de receber os recursos, mas estavam lá, bons Samaritanos de Cristo. Que lindo exemplo de amor cristão.
Quero fechar meu apelo "O Vamos Fazer Depois da Catástrofe?", sugerindo algumas ações concretas:
- SEPARAR UMA OFERTA GENEROSA DE AJUDA HUMANITÁRIA AS VÍTIMAS DE CATÁSTROFES;
- BUSCAR ORGÃOS COMPETENTES E AGÊNCIAS MISSIONÁRIAS RESPONSÁVEIS PARA ENTREGAR OS RECURSOS ARRECADADOS;
- ALISTAR-SE COMO VOLUNTÁRIO EM ALGUM PROJETO SOCIAL, MISSIONÁRIO OU GOVERNAMENTAL;
- LIDERAR OU MOBILIZAR PESSOAS PARA SE ENVOLVER COM AÇÕES DE AJUDA HUMANITÁRIA;
- ORAR PELOS NESCESSITADOS E EQUIPES DE AJUDA;
- FORMAR UIMA REDE DE DIACONIA INTEGRAL PARA CUIDAR DO SER HUMANO E DE TODO MEIO AMBIENTE
- REPRODUZIR O VERDADEIRO SENTIMENTO DO BOM SAMARITANO;
Vosso conservo,
Pr. Paulo de Freitas.Igreja O Brasil Para Cristo em Jd. Iguatemi
Nenhum comentário:
Postar um comentário