domingo, 4 de julho de 2010

Entrevista com a Supernanny (Cris Poli) sobre o projeto das "palmadas pedagógicas"

Olá Gente!

Criar filhos é trabalho árduo. Evidentemente, para aqueles que tem o mínimo de noção de suas responsabilidades como cuidadores, provedores, educadores, exemplos e amigos. Nestes casos, não há como recusar ajuda, principalmente de especialistas. Por isso, temos procurado dar dicas de livros, artigos e entrevistas. Segue abaixo duas coisas bacanas da mesma pessoa, Cris Poli, a Supernanny Brasileira.

Abraços

Lauberti Marcondes


A educadora Cris Poli está no comando do programa Supernanny do SBT há 4 anos. Para ajudar as famílias que participam do programa, ela conta com seus mais de 40 anos de experiência dedicados à educação infantil.

Com o sucesso do reality show, a Supernanny brasileira também tem atuado em outras áreas. Já publicou 4 livros pela Editora Gente: Filhos Autônomos, Filhos Felizes, que já está na 22ª edição, Pais Separados, Filhos Preparados, Pais e Professores Educando com Valores e Viva a Infância, que juntos já venderam mais de 100 mil cópias.

A autora aponta problemas e sugere caminhos que podem ajudar a formar a personalidade de uma criança. Entre os assuntos: pais que deixam a formação do filho para a escola, e vice-versa; falta de tempo dos pais; intolerância dos professores; pais que não são exemplos para os filhos; falta de estrutura na hora de educar os filhos; escolas sem infra-estrutura; alunos desmotivados; drogas; religião, etc.

Recentemente, ela deu uma entrevista a Folha, onde respondeu perguntas sobre o polêmico projeto de lei 2.654/03, que proíbe a palmada e qualquer outro tipo de agressão física em crianças e adolescentes, da deputada Maria do Rosário (PT-RS). Segundo Cris Poli, "bater não educa, em nenhuma circunstância", contudo, afirma também que a lei deixa de lado outros tipos de agressões que podem machucar uma criança.
O debate rende diversas opiniões de especialistas, não-especialistas, pais e linguarudos. Afinal, o castigo físico é uma forma eficiente de educação? Até onde o beliscão --ou a falta dele -- contribui na formação da criança, em sua compreensão de regras da sociedade e das dos próprios pais? Quem ama bate?

Acompanhe as opiniões de Cris Poli:

Livraria da Folha: O que você acha do novo projeto de lei que proíbe a palmada e qualquer agressão física em crianças e adolescentes?


Cris Poli: Acho que esse novo projeto de lei está se ocupando de um tipo de agressão, a física, e esquece de outros tipos de agressões, verbal, emocional ou mental que trazem consequências na formação da personalidade do ser humano mas que não deixam marcas físicas, somente interiores e que nunca se esquecem.

Acho que seria muito importante educar os pais para eles assumirem a responsabilidade da educação dos filhos com autoridade legitima (não autoritarismo), demonstrações de amor, respeito e estabelecimento de limites, que é fundamental para trazer uma grande mudança nas famílias. Esse projeto de lei vai tentar ponderar um lado só, vai ser muito difícil de fiscalizar e pode dar lugar a muitas atitudes erradas no meio das famílias.

Livraria da Folha: A palmada ou beliscão, quando usados em ocasião de comportamento, ensinam algo à criança?

Cris Poli: Não ensinam nada, são simplesmente manifestações de impotência da parte dos pais de resolver os problemas de comportamento dos filhos de outro jeito.

Livraria da Folha: Outros países também possuem leis semelhantes. Você acredita que o Brasil vai se adaptar?

Cris Poli: Creio que o Brasil precisa de outras leis que tem a ver com educação e que são muito mais importantes do que essa

Livraria da Folha: Aos pais e educadores acostumados às palmadas ou outros castigos corporais, o que você sugere fazer no momento da bronca?

Cris Poli: Nesse momento o mais importante é manter a calma, assumir o controle da situação, separar a criança, olhar nos olhos e corrigir o comportamento com voz firme, autoridade legitima, convicção de sua atitude, entendo que essa criança precisa de limites, muito amor e paciência para ser educado e se tornar um ser humano autônomo, confiante, sadio e feliz.

-----------------------------------------------------------------------------------------


A cada fase de vida há um novo desafio. Para auxiliar pais que enfrentam com seus filhos a vida escolar, a educadora Cris Poli, conhecida como a Supernanny brasileira pelo programa que fez no SBT, também leva seus ensinamentos valiosos a milhares de pais, de todo o Brasil, que assistem a palestras ministradas por ela em empresas e escolas.

Formada em Educação na Argentina, país onde nasceu, a professora também fez especialização na Universidade de São Paulo. Há 35 anos, ela reside no Brasil, onde educou seus 3 filhos e curte os 4 netos.

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com