terça-feira, 12 de outubro de 2010

Estudo sobre desemprego leva Nobel de Economia

Olá Gente!

A teoria econômica que defende a flexibilização do mercado de trabalho para estimular a geração de empregos valeu a dois americanos e um cipriota-britânico o Prêmio Nobel de Economia em 2010. Criados em 1994, os modelos desenvolvidos pelos três pesquisadores ajudam a entender como o desemprego, as vagas e os salários são afetados pela regulação e pela política econômica.

Abraços
Lauberti Marcondes


Estudo sobre desemprego leva Nobel de Economia

Os professores americanos Peter Diamond e Dale T. Mortensen e o britânico-cipriota Christopher Pissarides são os ganhadores do Nobel de Economia de 2010, segundo anunciou nesta segunda-feira, em Estocolmo, a Academia Sueca de Ciências.

Os três economistas foram premiados pela elaboração de uma teoria abrangente que estuda os efeitos negativos ligados às atuais altas taxas de desemprego, marca da crise econômica, segundo a Academia.

 Os estudos focam nos chamados "search markets" (mercados de busca), como o mercado de trabalho, nos quais é necessário empregar tempo e recursos econômicos para que se encontrem oferta e demanda.

O MODELO DMP

Modelo DMP. A ideia central do Modelo DMP - sigla que faz alusão à Diamond-Mortensen-Pissarides - é de que as teorias econômicas clássicas sobre oferta e demanda, na qual o preço é o fator de ajuste, não explicam por que o número de postos de trabalho vagos é tão elevado ao mesmo tempo em que o desemprego permanece alto.

O resultado é uma contradição. "Em tais mercados, as exigências de alguns compradores não são atingidas, enquanto certos vendedores não conseguem vender tanto quanto desejariam. Assim, há ao mesmo tempo oferta de empregos e desemprego no mercado de trabalho", explicam os organizadores do prêmio.

Esse ruído, afirma a tese dos vencedores, é provocado em parte porque o encontro entre a oferta e a demanda não é automático, e pode vir a ser longo e dispendioso. Em um ambiente excessivamente regulado e no qual as demissões fossem caras, um empregador ficaria reticente em empregar pelo temor de assumir custos excessivos. A mesma teoria, lembra o Nobel, pode ser aplicada a diferentes mercados, como o imobiliário, por exemplo.

Isso cria "atritos" na busca, que se traduzem em trabalhadores parados, insatisfeitos e sem renda, o que também afeta negativamente as empresas. A teoria dos três economistas é "extremamente útil" para que sejam desenvolvidas as políticas econômicas, e para explicar problemas em microeconomia, consumo das famílias e questões do mercado imobiliário, segundo a Academia.

CONCLUSÕES

Entre as conclusões do estudo premiado está um mantra do liberalismo econômico contemporâneo: "Quanto maior é o seguro-desemprego, mais a taxa de desemprego é elevada e mais o tempo de procura é longo".

Entre as soluções apontadas pelos pesquisadores, está a redução dos custos de demissão, o que, segundo o estudo, traria maior fluidez ao mercado de trabalho, auxiliando a redução do desemprego.

Essa lógica foi imediatamente aplicada em meados dos anos 90. Ela está por trás das medidas de "flexi-seguridade" implantadas no mercado de trabalho da Europa, em países como o Reino Unido, durante o governo do primeiro-ministro do Partido Trabalhista Tony Blair.

A política previa a redução dos benefícios ao desempregado, facilitando o processo de demissão - e, por consequência, de contratação. A implementação também resultou na reorganização das agências de emprego.

PROBLEMA ATUAL
As atuais taxas de desemprego são um grande problema em termos de política econômica. Os modelos tradicionais não encaixavam bem com a nova realidade" derivada da crise, explicou o professor Pissarides, que desenvolve sua atividade na London School of Economics and Political Science, no Reino Unido.

Falando em Londres, Pissarides, professor da London School of Economics (LSE), defendeu a implantação de políticas públicas de estímulo ao emprego em meio à crise. "Temos de assegurar que os desempregados não fiquem sem trabalho por muito tempo, para que não percam contato com o mercado", argumentou.


Na Europa e nos Estados Unidos, a premiação foi encarada como uma distinção a quem propôs uma nova interpretação para um problema atualíssimo em meio à crise financeira e à recuperação lenta do crescimento: a recuperação do mercado de trabalho.

Entre os três premiados, Diamond, economista especializado em seguridade social, pensões e impostos e acadêmico do Massachusetts Institute of Technology (MIT), é o mais famoso. Mentor intelectual de Ben Bernanke, atual presidente do Federal Reserve (Fed), Diamond chegou a ser cogitado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para dirigir o banco central daquele país. No entanto, sua escolha foi rejeitada pelo Senado americano.

Ontem, em entrevista coletiva, Diamond definiu seu dia como "maravilhoso". Mas sua satisfação pessoal não trouxe mais otimismo à sua análise sobre a retomada econômica após a crise. "Creio que o processo será lento e doloroso para toda a economia e, óbvio, para todas as pessoas que enfrentam dificuldades de encontrar trabalho", avaliou. Diamond também defendeu os planos de resgate do sistema bancário realizados a partir de 2008 nos Estados Unidos e na Europa.

Análise semelhante faz Mortensen, professor da Universidade de Northwestern, de Chicago. Segundo o acadêmico, problemas estruturais ajudam a explicar o nível de desemprego elevado nos Estados Unidos. "O problema do mercado de trabalho não vem do mercado de trabalho", afirmou. "O que acontece no mercado é um sintoma de um problema mais complexo que envolve os mercados financeiros." Pelo prêmio, os três economistas receberão US$ 1,5 milhão.

Diamond é professor de Economia no Instituto de Tecnologia de Massachussets (Estados Unidos), enquanto Mortensen trabalha na Northwestern University (EUA).

Cada um dos prêmios é dotado de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,5 milhão).

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com