quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

DECEPCIONADO COM DEUS - PHILIP YANCEY

Olá, tudo bem?

Através de uma conversa no orkut, fui atras de uns comentários que havia feito numa comunidade sobre o Philip Yancey que tratava do livro Decepcionado com Deus e resolvi reuni-las aqui como artigo, achei que ficou muito bom...mas eu sou suspeito, o que achou?

Abraços

Lauberti Marcondes

LIVRO: DECEPCIONADO COM DEUS

Li este livro do Yancey ja faz mais de 10 anos e na época me choquei muito com ele.

Tinha uns dois anos de convertido e até então as pregações, conversas e leituras indicavam que o cristianismo era um caminho dificil, mas Deus estaria sempre presente para ajudar a fazer as coisas funcionarem.
 
Apos ler o livro fiquei com a impressão que Deus tinha sumido. Ou melhor, que ele tinha perdido os seus poderes. Pois mesmo diante do nosso sofrimento, Ele olha, diz que nos ama, e não faz nada. Foi um grande choque pra mim.
 
Apesar do choque, alguma coisa estalou dentro de mim sobre as condicoes da vida. As coisas que não aconteciam, as situacoes que me faziam sofrer e comecei a questionar o amor de Deus e a forma como Ele tratava aquilo.

Aos poucos comecei a ler outros autores de peso, como Martin Lloyd Jones, Spurgeon, Larry Crabb etc. E comecei a perceber que de fato a vida não tem um sentido lógico(aparentemente este era o intuito do autor de eclesiastes). Não é um filme onde os bandidos são presos e o casal romantico vive feliz.
 
A vida neste mundo é cheia de sofrimentos e contradicoes. A humanidade sofre as consequencias do pecado, o Diabo faz questão de aumentar a nossa dor e Deus só reservou a felicidade completa para quando chegarmos em casa.
 
Talvez o Yancey estivesse muito preocupado e bravo com pessoas que estavam falando de Deus de uma maneira irresponsavel. Digo talvez porque já faz muito tempo que li e nao acompanhei a critica para ver o posicionamento dele.

Com isso, ele explora bastante a questão de que Deus não esta aqui para resolver nossos problemas e fazer-nos felizes. E que este tipo de promessa tem levado muitas pessoas a se decepcionarem com Deus, com a fé e com a Igreja.

Por causa deste objetivo (suposto) ele parece querer proteger a Deus escondendo a sua grandeza, poder e propósitos no mundo. Quem termina de ter ao mesmo tempo que tem uma chamada para um amor e fé mais maduros, fica meio sem esperança de que Deus seja capaz de fazer alguma coisa boa ou algum milagre.

Existe uma preocupaçao tão grande na humanização de Deus através de Jesus, que a Grandeza do Pai fica meio perdida.
 
Claramente um chamado a fé madura e apaixonada por Jesus, que crê que mesmo que as coisas não saiam do jeito que esperamos Deus esta no controle e tem um plano que contriuira para o nosso bem.

Ainda que este bem seja revelado somente quando chegarmos em casa, podemos ter agora a certeza do amor de Deus em nossos corações quando nos dispomos a busca-lo acima de todas as coisas.

Este desejo de alegrar o coracao de Deus, produz em nós um conflito muito grande pois quando nem tudo sai como a gente quer, nos pegamos mais anciosos por sair dos nossos problemas a qualquer custo, do que tentar conhecer mais ao Deus que servimos no meio desta situação.
 
Ou seja, queremos sempre que Deus resolva os nossos problemas, mas dificilmente queremos aproveitar cada circunstancia para conhece-lo melhor e assim termos mais fé.
 
Passados tantos anos, Philip Yancey já publicou uma dezena de livros que revelam o amadurecimento da sua visão e colocam em equilibrio sua perpectiva.

O mundo evangélico intensificou a visão de que Deus enviou a Jesus para acabar com o sofrimento humano, quer seja fisico, espiritual ou social. Ou seja uma religiosidade centralizada no homem (antropocentrica).

Aos cristãos sobraram poucos lugares para se esconder, pois ate a igreja se tornou um lugar perigoso, onde sua fé em Deus pode ser minada para dar lugar a fé em voce mesmo, no pastor, no ministério, etc.

O que nos leva a selecionar melhor as literaturas, programas e lugares de culto.

Mas Deus continua reinando, dando cabo a história, intervindo segundo a sua excelsa sabedoria no curso de nossas vidas, usando todos os meios para conduzir o seu povo a perceber que o melhor lugar do mundo e estar em sua eterna presença.

Paz e Graça
 
PS.: Comentários feitos por Lauberti Marcondes no fórum "ex-decepcionados" da comunidade de Philip Yancey no orkut em 2006.
 
Olha o comentário da Marina Silva
 
"O autor mostra como, muitas vezes, nossas súplicas são tentativas inconscientes de encaixar Deus nos parâmetros da nossa inteligência limitada. Então, incrivelmente, nos decepcionamos com Deus por não se submeter à nossa vontade."


Marina Silva, Senadora

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com