quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Ressentimentos 1: Aprendendo a lidar com emoções negativas

Ola amigos (as)

Estou começando uma série de reflexões sobre algumas emoções que consideramos negativas, para aprendermos a lidar melhor com o medo, a raiva, a culpa, etc. Estou começando pela questão dos ressentimentos e tenho uma previsão de quatro posts para este o assunto. Pela natureza do assunto, estarei usando alguns conceitos da psicologia dentro da visão cristã.


A - RESSENTIMENTOS

Quando uma pessoa é ofendida, maltratada ou magoada, normalmente isto gera um ressentimento para com aqueles que lhe trataram mal. Dependendo da proximidade com a pessoa, da freqüência e da intensidade da situação, este ressentimento não resolvido, pode evoluir e se tornar uma raiz de amargura. A amargura é uma condição terrível, onde a pessoa não consegue ver bem algum no outro e sempre dá um jeito de focalizar o que está errado. Às vezes, a própria pessoa não percebe, mas os outros que estão ao seu redor sofrem muito, com sua postura sempre crítica. Outras vezes, é o fingimento que domina, a pessoa da uma grande impressão de ser doce e amável, mas por trás da fachada só existe amargura e maus desejos, como resultado de ficar pensando no mal que sofreu, ou até imaginando aquele que não ocorreu. O ressentimento faz com que situações não resolvidas do passado tentem dirigir o presente.

A.1 - DÊ O DEVIDO VALOR AS SUAS EMOÇÕES

Para refletir:

1) Em que situações as pessoas ficam mais magoadas e ressentidas?
2) O que acontece nos relacionamentos quando alguma mágoa não é resolvida?
3) Por que as nossas emoções interferem tanto em nossas vidas?
4) Você já se sentiu tão preso ao medo, a raiva ou a mágoa e depois se arrependeu do que fez?

1) Todas as nossas emoções são importantes porque fomos criados por Deus. (Gênesis 1:26-27)

Fomos criados por Deus a sua imagem e semelhança, e como tal, todos nós fomos dotados, ainda que de forma limitada, de algumas capacidades divinas, que nos distinguem dos demais animais. Algumas pessoas nunca pensam nisso, mas a razão principal de Deus ter-nos criado assim, é porque Ele deseja desenvolver uma amizade especial com conosco. Destaco quatro capacidades humanas que são fruto da imagem de Deus em nós:

a) pensar racionalmente sobre fatos e idéias;
b) reagir emocionalmente a todos os impactos da vida;
c) decidir livremente a direção a seguir;
d) relacionar-se profundamente com nossos semelhantes.

2) As reações emocionais não devem determinar nossas decisões. (Salmos 42:5-6)

Como seres que SENTEM OS IMPACTOS DA VIDA, todas as coisas que acontecem ao nosso redor interferem em nossas EMOÇÕES, quer sejam agradáveis ou não. Por isso, quando alguma pessoa, idéia ou fato atravessam as ruas da história de nossas vidas, temos uma REAÇÃO EMOCIONAL, positiva ou negativa. Podemos ter reações de alegria, tristeza, raiva, paixão, ciúmes, inveja, orgulho, medo, coragem, vergonha, culpa, etc. O importante é percebermos que fomos capacitados por Deus para pensar racionalmente sobre cada emoção que sentimos e assim, decidir melhor o que fazer.

3) As emoções afetam todos os nossos problemas. (Gênesis 1:26-27)

Existem diversos tipos de problemas. Sofremos por dificuldades financeiras, doenças, violência urbana, corrupção, fenômenos da natureza, instabilidade econômica, desemprego, problemas familiares, dificuldade nos estudos, inimizades, etc. Contudo, se não estivermos bem deixaremos nossas emoções nos guiarem e, além de termos mais dificuldades para solucionar os problemas, corremos o risco de “fazer tempestade em copo de água” ou “jogar mais lenha na fogueira”. Precisamos nos libertar de emoções que nos derrotam.

4) O ressentimento pode atrapalhar diversas áreas de nossas vidas:

a) Distorcer a interpretação dos fatos ( I Samuel 18:7-9)
b) Alterar nossas decisões ( I Samuel 1:6-11ou Ester 3:5-6)
c) Aumentar nossa disposição de agir vingativamente ( I Samuel 20:31-34 ou 24:1-2)
d) Interferir em nossa percepção de Deus ( I Samuel 23:7-8 ou Lucas 9:51-54)

5) Precisamos vencer estes “gigantes emocionais” para termos uma vida plena (João 10:10)

O ressentimento é um dos poderosos gigantes emocionais que age de maneira invisível em nossa alma. Ele tira as nossas forças, coloca óculos com nuvens negras em nossos olhos, e um azedume em nossos corações, que faz com que sejamos derrotados antes mesmo de lutarmos. Entretanto, este gigante não é invencível, e ainda que seja forte, existem recursos em Deus para derrota-lo. Se alguém estiver preso emocionalmente, Deus pode condecer-lhe vitória. No próximo estudo vamos aprender a usar o passado a nosso favor.

Oração: Senhor Deus, em nome de Jesus Cristo, eu apresento a minha área emocional a Ti. O Senhor sabe como algumas emoções têm me prejudicado, por eu não saber lidar com elas. Por isso eu te peço, me ajuda nesta área, para que eu possa vivenciar plenamente a maneira linda como Tu me criaste e me senta livre para decidir o caminho certo a seguir. Senhor Deus, eu te agradeço por esta oportunidade de estar na Tua presença em nome do Teu filho Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com