sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Feliz dia dos pais...uma missão divina



Parabéns pais.

"[Vocês] são pessoas comuns que, semelhantemente as mães, receberam uma missão divina: criar filhos. Inevitavelmente ... cometem erros. Mas, na maioria das vezes seu desejo é acertar, porque não existe maior alegria para um pai do que saber que seus filhos estão bem e andando corretamente. Os filhos são os presentes de Deus para [vocês],... existem pais que depois de alguns anos desembrulhando este presente, chegam à conclusão de que não era bem o que esperavam e desistem da sua missão.

Como pai, esta é a sua missão. O seu filho precisa de você. Mesmo quando você erra, ainda é a pessoa que seu filho precisa. Pai, Deus colocou sobre cada filho que você possui um “cheque escondido” com um valor inestimável, e cabe a você ajuda-lo a descobrir seu valor. Se esta é uma missão divina, além de suas forças, é porque Deus deseja que você se aproxime mais Dele, para capacitá-lo nesta tarefa e também falar de você com prazer: MEU FILHO AMADO."


==============================================

Que neste dia intitulado "dia dos pais" a família possa se reunir ao redor da mesa e comemorar o fato de terem uma história em comum. Ainda que escolhas foram feitas e caminhos tomados, um faz parte indissoluvelmente da vida do outro.

O texto em destaque faz parte da peça teatral, "O carro", copiada abaixo. Independente de sua crença, caso você se interesse em lê-la, perceberá que muitas vezes nos distanciamos de pessoas que são parte de nossa história de vida por mal entendidos. E mesmo que haja motivos reais para uma separação, creio que eles podem ser superados.


Lauberti Marcondes



Peça: O Carro


Adaptação Marcello Fundão
Readaptação: Menibrac Jd. Iguatemi


Personagens: Narrador – Pai – Filho - Mãe

Narrador: Era uma vez um rapaz que ia muito mal na escola. Suas notas e seu comportamento eram uma decepção para seus pais que, como bons cristãos, sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido. Um belo dia, o pai lhe propôs um acordo:

Pai – Sabe, meu filho, eu tenho uma excelente proposta para você.

Filho – Qual, pai?

Pai – Bom, como você esta mal nos estudos, eu vou fazer o seguinte: se você, mudar seu comportamento, se dedicar aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular para a Faculdade de Medicina, então eu lhe darei um carro zero de presente.

Filho – Está feito o trato, paizão. Vou mostrar do que sou capaz quando algo me interessa.

Narrador: Por causa do carro, o rapaz mudou da água para o vinho. Passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar. O pai estava feliz, mas tinha uma preocupação.

Pai – É...Meu filho mudou completamente, tanto no comportamento quanto nos estudos, isto é ótimo. Mas, é uma pena que essa mudança é fruto apenas de seu interesse no carro. Não sei como será depois que ele conseguir. Ah, meu Deus, tomará que eu tenha feito a coisa certa.

Narrador: O rapaz seguia firme em seus estudos e aguardava ansiosamente a recompensa de seus esforços. E finalmente, o grande dia chegou!

Filho: Pai, pai, eu consegui. Seu filho foi aprovado no vestibular de Medicina. Olhe só pra isto. Aqui esta o resultado do exame, veja com os seus próprios olhos. Estou entre os dez melhores!

Pai: Parabéns, meu filho! Você mostrou que é um jovem que consegue aquilo que quer. Parabéns mesmo! Vou reunir nossos familiares e amigos para lhe entregar o seu merecido presente e dar as boas notícias a todos.

Narrador: Como havia prometido, o pai convidou a família e os amigos para uma grande festa de comemoração. Todos estavam alegres com as mudanças na vida do rapaz e com o resultados alcançados. O filho não conseguia se conter de tanta alegria, queria receber logo o presente e ouvir os elogios de seu pai, diante de todos que estavam na festa. De repente, o pai pede a atenção de todos para fazer um comunicado especial:

Pai – Amigos e familiares! Todos sabem o motivo desta festa, meu filho foi aprovado no vestibular para o curso de Medicina. Ele, se esforçou muito para conseguir tal façanha, mudando completamente seu comportamento. E como prêmio por essa dedicação eu lhe prometi um super presente, mas como todo pai que deseja o melhor para seu filho, eu vou entregar-lhe algo muito mais valioso. Filho, aqui esta, você se esforçou muito para conquista-lo, e agora que mudou seu comportamento sei que pode aproveitar melhor. Como eu não sabia se você gostaria da minha escolha, coloquei-o neste embrulho especial que poderá leva-lo para um sucesso maior do que você imagina.

Narrador: Após receber o presente, o rapaz emocionado começou abrir o pacote. Mas, aos poucos seu semblante começou a mudar. E quando ele finalmente conseguiu abrir o presente agradeceu ao pai com uma voz meio triste.

Filho: Obrigado pai. Uma linda Bíblia...Mas e o ... já sei,já sei...tudo bem, eu vejo mais tarde. Adorei o presente, pai e vou lê-lo todas as noites.
Narrador: A partir daquele dia, o silêncio e distância separaram pai e filho. O jovem não mexeu mais na Bíblia e não conversou mais com seu pai sobre isto, pois se sentia traído. Agora, só lutava para ser independente. Deixou a casa dos pais e foi morar no Campus da Universidade. Raramente mandava notícias à família. O pai não entendeu direito o que tinha acontecido, mas pensava que era por causa dos estudos.

O tempo passou, o rapaz se formou, conseguiu emprego em um bom hospital e se esqueceu completamente do pai. Todas as tentativas do pai para reatar estes laços foram em vão. Até que um dia o pai já velho e muito triste com a situação, adoeceu e não resistiu. Faleceu. No enterro, a mãe aproveitou para falar com o filho:

Mãe – Meu filho, quanto tempo. Você se tornou um homem de sucesso como seu pai queria. Mas nunca entendemos por que se afastou tanto de nós. Aqui está o último presente que seu pai lhe deu, você o deixou em seu antigo quarto. Talvez queira leva-lo agora. Todos os dias seu pai passava em frente de seu quarto e olhava, olhava antes de fazer qualquer coisa. Ele te amava muito, filho.

Filho – Obrigado, mãe...mas eu também não entendo porque o papai fez aquilo comigo. Mas deixa pra lá, eu levo a senhora em casa, e esta Bíblia pode ficar lá mesmo.

Narrador: De volta à casa de seus pais, o rapaz começou a pensar que nunca havia perdoado seu pai por ter prometido uma coisa e feito outra. Entretanto, quando foi colocar a Bíblia na estante, deixou-a cair e notou que havia um envelope dentro dela. Era. Ao abri-lo, encontrou um cheque e uma carta que dizia:

(Voz do Pai): Meu querido filho. Vi pelo seu esforço o quanto você desejava ter um carro, e por isso não quis estragar seu sonho, em vez do carro aqui está um cheque para que escolha o modelo que mais lhe agradar. No entanto, fiz questão de lhe dar um presente ainda melhor: uma Bíblia Sagrada. Nela você aprendera a amar a Deus e fazer o bem, mesmo quando não há nenhuma recompensa em vista, apenas gratidão e dever de consciência.

Como você bem sabe, por esta Bíblia eu tenho pautado a minha vida e procurado fazer sempre o melhor por você. Mas eu quero que tenha certeza do quanto eu te amo e como desejo que se torne uma pessoa de sucesso. Filho, que você nunca tenha motivos para se envergonhar de seu pai e que sejamos bons amigos até o dia em que Deus me chamar, quando já estarei bem velhinho e orgulhoso por tê-lo ao meu lado por muitos anos. Aproveite os presentes, espero que tenha gostado da minha idéia.

Narrador: Cheio de remorso, com os olhos marejados, e soluçando, o filho caiu de joelhos, abraçou fortemente A Bíblia que seu pai lhe dera e começou a dizer:

Filho: Não......Não......O que foi que eu fiz? Como eu pude deixar esta situação ir tão longe. Por que eu não peguei nesta Bíblia antes? Por que eu não atendi quando meu pai tantas vezes tentou falar comigo? Pai......meu pai, eu também te amo. Foi você que me ajudou a ser gente, a ser alguém.

Narrador: Como é triste a vida das pessoas que não sabem perdoar. Que não sabem ouvir. Que por um ato mal compreendido desprezam aqueles que fizeram de tudo para ajuda-las. Este tipo de atitude leva a erros terríveis e a perda de grandes amizades. A nossa história não precisa terminar assim. Antes que seja tarde, perdoe àqueles que te prejudicaram, volte a conversar com as pessoas que fazem parte da história de sua vida, busque oportunidades de se entender com as pessoas, sem julga-las. Talvez, se você olhar com cuidado, poderá encontrar um "cheque escondido" em algumas adversidades da vida, que você recebeu como uma grande decepção, mas que eram verdadeiros presentes para abençoar sua vida.

Os pais são pessoas comuns que receberam uma missão divina: criar filhos. Inevitavelmente eles cometem erros. Mas, na maioria das vezes seu desejo é acertar, porque não existe maior alegria para um pai do que saber que seus filhos estão bem e andando corretamente. Os filhos são os presentes de Deus para os pais, existem pais que depois de alguns anos desembrulhando o presente, chegam à conclusão de que não era bem o que esperavam e desistem de sua missão.

Como pai, esta é a sua missão. O seu filho precisa de você. Mesmo quando você erra, ainda é a pessoa que seu filho precisa. Pai, Deus colocou sobre cada filho que você possui um “cheque escondido” com um valor inestimável, e cabe a você ajuda-lo a descobrir seu valor. Se esta é uma missão divina, além de suas forças, é porque Deus deseja que você se aproxime mais Dele, para capacitá-lo nesta tarefa e também falar de você com prazer: “MEU FILHO AMADO”.

Fonte: http://www.teatrocristao.net/



"Assim como uma dívida, a dor de uma ofensa é algo que podemos decidir abrir mão através do perdão. A dívida continua, mas sua lembrança não nos machucará mais, nos deixando livres para amar outra vez".

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com