sábado, 31 de janeiro de 2009

Coração: os perigos da gordura abdominal e do sedentarismo.

Gordura abdominal e sedentarismo são responsáveis por cerca de um terço das mortes por doenças coronarianas

Durante o mês de janeiro, as academias e consultórios de nutrologia ficam lotados devido a busca pela estética, o corpo perfeito e também o interesse em eliminar os quilos extras adquiridos nas festas de final de ano. Porém, muito mais do que uma questão de estética, estar com o peso em ordem é uma questão de saúde.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% da população mundial apresenta algum problema relacionado à obesidade, já encarada como uma epidemia mundial. Só no Brasil, cerca de 38 milhões dos brasileiros com mais de 20 anos estão acima do peso. Desse total, mais de 10 milhões são considerados obesos.

Essa constatação levou a comunidade médica mundial a partir em busca de soluções no combate ao crescimento da obesidade e, respectivamente, das doenças congênitas como colesterol, diabetes, artrose, hipertensão, entre outras. Algumas observações começaram a surgir após comprovações empíricas de casos e já estão totalmente integradas aos tratamentos de algumas doenças.


Recentemente foi descoberto que o aumento da medida da circunferência da cintura é um importante fator de risco para doenças cardíacas (que matam 17 milhões de pessoas por ano no mundo). O sobrepeso e a obesidade são calculados pelo índice de massa corporal (IMC), obtido pela divisão do peso em quilos pela altura em metros ao quadrado. Um IMC acima de 25 representa sobrepeso e acima de 30, obesidade.


“Uma cintura de mais de 80 cm para as mulheres e mais de 94 cm para os homens representa um risco maior de doenças cardiovasculares. Para se ter uma idéia, a medida da circunferência abdominal, feita com uma simples fita métrica, é considerada hoje pelos especialistas uma indicação mais precisa do que o IMC, calculado dividindo-se o peso pela altura ao quadrado. Trata-se de uma ferramenta efetiva para identificar indivíduos sob risco cardiovascular”, explica o Dr. Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do HCor – Hospital do Coração.



Segundo Magnoni, o consumo de alimentos industrializados, açúcares e gordura, a falta de atividade física e os fatores genéticos são os principais motivos que desencadeiam a obesidade. O excesso de peso, por sua vez, contribui para o aparecimento de doenças respiratórias, motoras, cardiovasculares e também para o desenvolvimento de cânceres, comuns nos casos de obesidade.

Dicas para o controle da obesidade abdominal:

1. Para adultos, uma caminhada de 30 minutos por dia ajuda a reduzir os riscos de DCV (Doenças Cardiovasculares);

2. Crianças podem ter 60 minutos de atividade física diária;

3. Procure ajuda de pessoas incentivadoras que participem com você ou mesmo lembrem sobre a importância da prática de exercícios;

4. Reduza o tempo que você e sua família passam diante da televisão ou do computador;

5. Exercícios físicos e dietas são considerados terapia de primeira escolha podendo levar a uma redução expressiva da circunferência abdominal;

6. Antes de dar início a qualquer programa de exercício ou reeducação alimentar, consulte seu médico;

7. Para medir corretamente o abdômen: pegue a fita métrica, tire a camisa e afrouxe o cinto; posicione a fita métrica entre a borda inferior das costelas e a borda superior do quadril. Relaxe o abdômen e expire no momento de medir.

..............................................................................

Olá Gente!
Parece que aquela velha história do "cuide da alma que o corpo já era" não é bem assim, certo? Interessante que hoje pela manhã, lendo o capítulo 20 do evangelho de João, me ative a questão da ressurreição e, a partir dai, percorri outros textos para me aprofundar no assunto. Que coisa fantástica e gloriosa é a grande salvação providenciada por Deus. Ela envolve o nosso espírito, corpo e alma. E como, eu e você ainda não chegamos no céu, precisamos "desenvolver com temor e tremor" esta salvação.
Os cuidados com a nossa vida, precisam chegar também ao nosso corpo, casa orgânica, que abriga a nossa alma e é templo do Espírito Santo. É nossa responsabilidade procurar os alimentos mais saudáveis e as atividades mais adequadas, em vez de ficar somente pedindo pra Deus curar enfermidades, quando nós mesmos as cultivamos.

Certamente, se eu e você estivermos bem, teremos mais condições de nos apresentarmos a Deus como instrumentos de expansão do seu Reino.

Um grande abraço.

Lauberti Marcondes

SE ACHAR LEGAL, MULTIPLIQUE!!

Nenhum comentário:

APOIO

APOIO
RUA LEANDRO CAMPANARI, 41 JD. IGUATEMI - SÃO PAULO. REUNIÕES AOS DOMINGOS AS 09HS E 18HS.

Fale conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
MSN
Telefone
Digite o código



http://www.linkws.com